Caracterização de escória de ferro silício-manganês para uso em camadas de base e sub-base rodoviárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.002.0021

Palavras-chave:

Pavimento, Escória, Base, Sub-Base

Resumo

O impacto gerado pelos resíduos da indústria siderúrgica provoca discussões acerca das melhores formas de destinação final dos subprodutos resultantes do processo de geração de ligas metálicas. Visando mitigar esses problemas, este trabalho apresenta os resultados dos estudos sobre a caracterização da escória de ferro silício-manganês para potencial aplicação em projetos de misturas com solo, na construção de camadas de base e sub-base de pavimento rodoviário. A relevância deste trabalho se mostra diante da necessidade de prover uma destinação ambientalmente adequada para subprodutos de processos siderúrgicos que podem prover a sociedade de soluções viáveis, ou seja, se tornar um coproduto que reduza o consumo de matéria-prima natural, além de promover economia financeira. Alguns métodos utilizados são tradicionais, como Granulometria, Densidade e absorção, e Abrasão Los Angeles. Outros são usados mais recentemente para caracterizar agregados, como Microscópio Eletrônico de varredura (MEV) e Sistema de caracterização de agregados por imagem (AIMS). Complementarmente, são apresentados os dados obtidos na Degradação após o teste de compactação Proctor e a determinação da perda ao choque no equipamento Treton. Os resultados encontrados nos ensaios mencionados se mostram satisfatórios diante dos valores estabelecidos nas normas específicas para cada metodologia. Finalmente, conclui-se que a escória de ferro de silício-manganês apresenta propriedades geotécnicas compatíveis com as estabelecidas para uso em base e sub-base de pavimentos flexíveis.

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Biografia do Autor

Filipe Batista Ribeiro, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2012), especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Fundação Getúlio Vargas(2015) e curso-tecnico-profissionalizante em Estradas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2006). Atuou como Engenheiro de Custo, na IBEG Engenharia e Construções Ltda no Centro Olímpico de Hipismo - RIO2016. Atuou também nas obras de macrodrenagem no Desvio do Rio Joana - RJ. Atualmente pesquisa seguintes temas:escória, pavimento, manganês.

Ben-Hur de Albuquerque e Silva, Instituto Militar de Engenharia

Possui Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1997), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2003), Doutorado em Engenharia Civil, ênfase em Pavimentação, pela COPPE/UFRJ, Pós-Doutorado em Engenharia Civil pela University of Virginia (USA, 2015). Atualmente é Pró-Reitor de Cursos de Pós-Graduação do Instituo Militar de Engenharia, Professor dos cursos de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, Pós-graduação em Engenharia de Transportes no Instituto Militar de Engenharia, e Professor contratado da PUC-Rio. Tem experiência na área de Engenharia Civil - Geotecnia - Pavimentos, com ênfase em rodovias, aeroportos e portos - projeto e execução.

Álvaro Vieira, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1979) e mestrado em Engenharia Civil (Geotecnia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é professor do Instituto Militar de Engenharia - IME. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projeto e Execução de Estradas, atuando principalmente nos seguintes temas: Geotecnia rodoviária, projeto e execução de pavimentos rodoviários, projeto e construção de rodovias, mecânica dos pavimentos e misturas asfálticas.

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Publicado

2017-10-24