Avaliação físico-química da qualidade da água de nascentes da área de proteção ambiental Floresta Manaós
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2024.001.0001Palavras-chave:
Área de Proteção Ambiental, Nascentes, Análises Físico-Químicas, Índice de Qualidade da ÁguaResumo
Neste, estudamos os parâmetros físico-químicos e as condições socioambientais da água de duas nascentes da área de proteção ambiental Floresta Manaós, localizada em Manaus, Brasil. Os resultados das análises dos impactos ambientais macroscópicos mostram pouca ou nenhuma interferência devido às ações antrópicas na primeira das nascentes estudadas (S1), enquanto, na segunda nascente (S2), o grau de preservação de acordo com os parâmetros estudados, era E (muito ruim). Parâmetros físico-químicos, como condutividade elétrica da água e pH apresentaram-se desfavoráveis. O estudo dos metais potencialmente tóxicos nas nascentes revelou que o ferro no S2 está acima do limite permitido, o que pode ser a causa dos elevados valores de condutividade observados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.