Avaliação físico-química da qualidade da água de nascentes da área de proteção ambiental Floresta Manaós

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2024.001.0001

Palavras-chave:

Área de Proteção Ambiental, Nascentes, Análises Físico-Químicas, Índice de Qualidade da Água

Resumo

Neste, estudamos os parâmetros físico-químicos e as condições socioambientais da água de duas nascentes da área de proteção ambiental Floresta Manaós, localizada em Manaus, Brasil. Os resultados das análises dos impactos ambientais macroscópicos mostram pouca ou nenhuma interferência devido às ações antrópicas na primeira das nascentes estudadas (S1), enquanto, na segunda nascente (S2), o grau de preservação de acordo com os parâmetros estudados, era E (muito ruim). Parâmetros físico-químicos, como condutividade elétrica da água e pH apresentaram-se desfavoráveis. O estudo dos metais potencialmente tóxicos nas nascentes revelou que o ferro no S2 está acima do limite permitido, o que pode ser a causa dos elevados valores de condutividade observados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liciane Assis Pinheiro, Universidade Federal do Amazonas

Discente finalista do curso de Bacharelado em Química na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizando trabalho de conclusão do curso na área de Química dos Produtos Naturais e estagiando no Laboratório de Análises Minerais (LAMIN) localizado em Manaus.

Sâmia Dourado de Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Tecnologia em Processos Químicos pelo Instituto Federal do Amazonas (2019), mestrado em Química (Química de Materiais e Interfaces) pela Universidade Federal do Amazonas (2023), doutoranda em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, desenvolve pesquisa estudando os eletrodos de óxido de titânio e diamente dopado com boro para eletroxidação de agroquímicos em meio aquoso, também auxilia na pesquisa de avaliação de indicadores de saúde pública a partir das taxas de metais potencialmente tóxicos na água de consumo humano. Tem experiência nas áreas de Química com ênfase em Química de Materiais e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: química de superfícies e interfaces, eletroquímica, monitoramento ambiental, tratamento de águas, construção de sistema de filtragem, hidrogeologia, hidroquímica e hidrologia.

Maurício Ribeiro Baldan, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Física pelo Brown University/Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É vinculado aos programas de pós-graduação do INPE e Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, atuando principalmente nos seguintes temas: supercapacitores eletroquímicos, desenvolvimento de materiais carbonosos visando aplicações espaciais. Desenvolve também processamento e caracterização de materiais absorvedores de micro-ondas nas banda X e K. 

Lianet Aguilera Domínguez, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Quimica - Universidad del Oriente Cuba (2004) e Mestrado em Quimica - Universidad del Oriente Cuba (2013). Doutorado em Química pela Universidade Federal do Amazonas na área de Físico-Química com ênfase em Desenvolvimento de Novos Materiais e Dispositivos de Armazenamento de Energia Baseados em Óxidos. Experiência de 10 anos de trabalho em Laboratórios de Ensaios Físicos- Químicos e Mecânicos. Possui experiência em Espectroscopia de Absorção Atômica e Espectroscopia de Emissão Atômica com Plasma (ICP) para identificação e quantificação de elementos metálicos em diferentes matrizes. Tem experiência na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade em laboratórios de análises químicas de acordo com a ISO/IEC 17025.

Neila Braga de Almeida, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Ciências (Química Inorgânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Engenharia e Tecnologia Aeroespacial (Ciências dos Materiais) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2008) e pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2010). Desde outubro de 2010 é professora da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência nas áreas de Química com ênfase em Química Inorgânica, Química de Materiais e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: química de superfícies e interfaces, diamante-CVD, métodos eletroanalíticos, Química de organometálicos, monitoramento ambiental, tratamento de águas e construção de reatores eletroquímicos.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)