Quimiometria aplicada à avaliação química d0 igarapé que cruza o polo industrial de Manaus/AM
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0027Palavras-chave:
Igarapé do Quarenta, PCA e HCA, Metais pesados, Alcalinidade, AmônioResumo
O igarapé do Quarenta é um importante corpo de água que cruza a cidade de Manaus, no Amazonas. Durante muito tempo, esse corpo hídrico representou fontes de lazer e de paisagismo para a região. No entanto, hoje representa uma lixeira a céu aberto no meio da cidade de Manaus. O objetivo desse estudo foi avaliar variáveis ambientais das águas do igarapé do Quarenta usando a quimiometria, a partir da HCA e da PCA em cinco pontos do igarapé do Quarenta que cruzam o polo industrial de Manaus. Os resultados motraram altos teores de amônio, muito acima do permitido e com altas taxas dos metais Fe e Mn. O pH das águas está alterado em pelo menos duas unidades, variando de ácido à básico em três décadas e os valores de condutividade elétrica estão pelo menos cinco vezes acima do natural. A HCA mostrou importantes associações entre amônio e pH, o que sugere que esse íon pode estar sendo o agente tamponante dessas águas degradadas. Outra associação importante foi a observada entre condutividade elétrica e HCO3-. A PCA confirmou essa última associação e mostrou que a alcalinidade, expressa em HCO3- pode ser a variável mais sensivel no conjunto de dados, dando a entender que a condutividade elétrica pode ser aumentada a partir do aumento da alcalinidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.