A relação sociedade-natureza na área de proteção ambiental Ilha do Combú, Belém, Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.003.0006

Palavras-chave:

Sociedade-natureza, Ribeirinho, Estuário

Resumo

A relação sociedade-natureza está inserida em um contexto histórico onde a existência e reprodução dos modos de vida dos seres humanos sempre estiveram ligadas diretamente aos recursos naturais. As comunidades ribeirinhas modulam uma relação sociedade-natureza que passa por fatores econômicos de cada indivíduo. O objetivo desse capítulo é analisar a relação da sociedade-natureza na Área de Proteção Ambiental Ilha do Combú. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo com entrevistas e aplicação de questionários semiestruturados. E para a análise das informações coletadas foi aplicado a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Oppotunities e Threats). Após 30 anos dos primeiros estudos (década de 1990) verificou-se que a relação sociedade-natureza existente na Ilha do Combú ainda se apresenta de forma sustentável, no que diz respeito ao uso e comercialização de Produtos Florestais Não-madeireiros (PFNM). Porém, na década de 90, as famílias utilizavam a economia extrativista apenas para sua subsistência, e com o passar dos anos houve uma intensificação desse extrativismo, especificamente do açaizeiro, devido ao aumento do mercado nacional e internacional. Isso tornou os ribeirinhos atualmente dependentes desse produto, com a intensificação do manejo, e a conseqüente perda de interesse na exploração de outros PFNMs, que foram explorados na década de 90. A intensificação no manejo do açaí pode resultar em uma retirada danosa de espécies nativas, e trazer problemas irreversíveis para o ecossistema, com uma dependência perigosa de dois únicos PFNM (açaí e cacau).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaylana Pires do Nascimento, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Sustentabilidade - PPGSUS - USP (2023). Mestre em Ciências Ambientais pelo PPGCA - UFPA (2020-2022). Especialista em ESG - Gestão em Governança Corporativa Socioambiental - UNINTER/SP (2022-2023). Pós-Graduação em andamento em Perícia e Auditoria Ambiental - UNINTER/SP (2023-2024). Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Pará - IFPA (2014-2018). Possui experiência com atuação nos temas: Gestão Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão de Unidades de Conservação, Populações Tradicionais, Reservas Extrativistas, Sustentabilidade, Educação Ambiental, Elaboração de Projetos Ambientais, Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Meio Ambiente, Gestão dos Recursos Hídricos, Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde. 

Jose Henrique Cattanio, Universidade Federal do Pará

Possuo graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1996) e doutorado em Agronomia pela Universidade de Goettingen (2002). Atualmente é professor associado III, no Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Ciclos Biogeoquímicos, estudando principalmente os seguintes temas: ciclos biogeoquímicos e mudanças climáticas, ecologia de ecossistemas, e manejo de florestas.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente