Propriedades químicas e medicinais de Cannabis sativa l. e aspectos regulatórios de seu uso no Brasil: uma análise cienciométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0006

Palavras-chave:

Maconha, Legislação, Uso terapêutico

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar uma visão geral cienciométrica recente acerca das propriedades químicas e medicinais da Cannabis sativa L. e, dos aspectos regulatórios do uso no Brasil. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e SCOPUS (Elsevier). O recorte temporal definido foi de 2011 até 2022, buscando-se artigos científicos (originais, revisões da literatura e/ou relatos de caso) em inglês, português ou espanhol. Para tanto se fez uso das palavras-chave: “Cannabis sativa + medicinal properties”; “Cannabis sativa + medicinal uses”; “Cannabis sativa + chemical properties”; “Cannabis sativa + chemical compounds”; “Cannabis sativa + legislation + Brazil”; “Cannabis sativa + laws + Brazil”; “Cannabis sativa + decrees + Brazil”. A triagem foi realizada por meio do título, do resumo e das palavras-chave. No que tange às propriedades químicas da C. sativa, os periódicos com maior quantidade de trabalhos publicados foram Molecules, International Journal of Molecular Sciences, European Journal of Medicinal Chemistry, Journal of Chromatography A, Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis e Phytochemical Analysis. Em relação às propriedades medicinais de Cannabis sativa, se notou que os periódicos com maior quantidade de trabalhos publicados foram o International Journal of Molecular Sciences, Molecules e Cochrane Database of Systematic Reviews. A partir da presente análise, é possível concluir que, apesar da grande quantidade de trabalhos científicos publicados em revistas internacionais sobre tema, há um grande vazio de evidências que fundamentam cientificamente o uso medicinal em tratamento de câncer e outras desordens, dado que a maior parte dos estudos recentes são de revisão da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Wilson Vicente de Assis, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciado em Química pela UFT-Universidade Federal do Tocantins (2020), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES-Instituto Federal do Espírito Santo (2023) e Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins - PPGECIM/UFNT. Participou do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica-PIVIC e também do Programa Residência Pedagógica. Foi membro do Grupo de pesquisa: Produtos Naturais: Interação planta-microrganismo e busca de potenciais fármacos no combate à agentes causadores de doenças em humanos, animais e plantas. Ademais, participou como Colaborador Externo do Projeto de extensão: Canal no YouTube sobre Química Ambiental como uma estratégia de divulgação científica e popularização da ciência. Atualmente é Professor Substituto do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Bruna Alexandrino, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Gradução em Medicina Veterinária (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Jaboticabal. Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Jaboticabal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais e Saúde Pública. Atualmente trabalha como professora efetiva na Universidade Federal do Tocantins nas disciplinas de microbiologia geral e especial e Professora no Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos (PPGSaspt).

Taides Tavares dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Bacharel em Farmácia pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC (2012); Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa - UFV (2014); Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE, Universidade Federal do Tocantins - UFT (2018). Em pesquisa científica, atua em projetos nas áreas de Microbiologia Aplicada, Micologia, Genética e Biologia Molecular, Biodiversidade e Conservação, Biotecnologia e Inovação, Saúde Pública e Saúde Coletiva. Em Extensão Universitária, atua em ações nas áreas de Educação, Saúde, Comunicação, Cultura e Meio Ambiente. Exerceu a docência na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2014 a 2017), campus de Santarém, onde atuou como Coordenador de Programas e Projetos da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (PROCCE). Foi docente também na Universidade Federal do Tocantins - UFT (2017-2019), campus de Araguaína, onde atuou como Coordenador do Curso de Licenciatura em Química. Desde dez/2020, é docente efetivo da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, no Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães - CMLEM, onde exerce a função de Vice-Diretor do Centro e é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado em Engenharia de Biotecnologia, do Comitê Institucional de Assessoramento dos Programas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico, além de outras comissões institucionais. Atua, também, como Editor Associado da Revista Infarma - Ciências Farmacêuticas (ISSN - 2318-9312 - Versão eletrônica). Ao longo de sua carreira, em parceria com docentes e pesquisadores de diversas instituições públicas e privadas, gerou diversas produções técnico-científicas, além de ter atuado como parecerista de projetos, artigos, resumos e outras produções atreladas a eventos, periódicos e chamamentos públicos de relevância, abrangência e inserção nacional e/ou internacional. 

Publicado

2023-01-08