Classificação do coeficiente de variação em experimentos com Macrobrachium amazonicum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0020

Palavras-chave:

Macrobrachium amazonicum, Faixas de classificação, Precisão, Ensaios

Resumo

O trabalho tem objetivo propor faixas de classificação dos Coeficientes de Variação (CV´s) das variáveis biométricas frequentemente estudadas em experimentos com camarão amazônico espécie Macrobrachium amazonicum (HELLER, 1862). Foram coletados CV´s em diversos trabalhos experimentais com a espécie publicados entre 2005 e 2016 para as variáveis: peso final (PF), sobrevivência (SOB), produtividade (PROD), comprimento total (CT), conversão alimentar (CA) e ganho de peso (GP). Kolmogorov-Smirnov, modificado por LILLIEFORS (1967) foi utilizado para testar hipótese de normalidade a 5%. Os dados de CV que atenderam normalidade foram utilizados para elaboração das faixas de classificação com base na média ( ) e desvio padrão (S). Variáveis com normalidade não atendida, definiu-se faixas de classificação com base na mediana interquartílica (Md) e pseudo-sigma (PS). Os coeficientes de variação em estudos com camarão amazônico têm características peculiares e diferem das faixas propostas por Gomes (1990), tornando-as inadequadas para a maioria das variáveis analisadas. Portanto, com o pressuposto de normalidade dos dados atendido, as faixas propostas de classificação de CV baseadas nas duas metodologias avaliadas são mais robustas, permitindo análise de dados mais consistentes e uma maior precisão na tomada de decisão. Neste sentido, sugere-se utilizar as faixas de classificação dos coeficientes de variação encontradas neste trabalho para determinar a precisão experimental em trabalhos envolvendo a espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Amaral Brito, Instituto Federal do Pará

Formado como Técnico em Agropecuária no (IFPA) Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal no ano de 2013, bolsista na bolsa de monitoria de física no ano de 2012, bolsista do laboratório de recirculação de água no ano de 2014 referente ao curso de Tecnologia em Aquicultura. Atualmente cursando o curso de graduação de tecnologia em Aquicultura no IFPA - Campus Castanhal.

Alexandre da Trindade Lelis, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2018). Atuou como recenseador pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), atuou como auxiliar técnico na empresa Reflorestadora Moju Acara LTDA (2011-2017), atuou como professor de CFB na rede municipal de ensino na Prefeitura Municipal de Moju (2017-2018), atuou como professor na turma de Técnico em Agricultura do Instituto de Educação Permanente da Amazônia (IEPAM polo Acará) de 2020 à 2021. Atualmente cursa Bacharel em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA campus Castanhal). 

Maryjane Diniz de Araújo Gomes, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará, participou como pesquisador visitante no estágio doutoral na Utah State University - Utah Water Research Laboratory - Logan/utah/EUA, Doutorado em Agronomia ? Irrigação e Drenagem na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Júlio de Mesquita Filho ? UNESP. Atualmente é Professora EBTT efetiva do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Castanhal. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase Irrigação e Drenagem, Hidráulica, Ciências do Solo, Tecnologia de Semente e Geoprocessamento aplicado a agronomia. Exerce função de Chefe do Setor de Relações Interinstitucional do IFPA Castanhal. 

Gabriela Gomes Costa, Instituto Federal do Pará

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia.

Felix Lelis da Silva, Instituto Federal do Pará

Possui doutorado em Ciências Agrárias pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia com pesquisa vinculada aos Agroecossistemas da Amazônia - UFRA (2016). Graduação em Estatística Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2001), licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2013) com mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (2007). Atuou como estatístico na Escola de Governo do Estado do Pará, professor da Faculdade de Tecnologia da Amazônia, tutor à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e nos programas PRONATEC e PARFOR. Atualmente é professor do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal atuando na área de Estatística, Matemática e Computação.

Marcia Cristina Melo Monte Palma, Instituto Federal do Pará

Graduanda em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA - Campus castanhal. Técnica em Agropecuária formada pelo IFPA - Campus Castanhal. Tenho interesse na área Agronômica , Com destaque em Manejo no Solo, Irrigação, Estatística, Nutrição de Plantas. Atualmente faço parte do grupo de pesquisa GEMABIO ( GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO, EXPERIMENTAÇÃO E MODELAGEM APLICADA Á BIOSSISTEMAS )

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)