Aspectos regionais da produção científica a partir da política nacional de resíduos sólidos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0018

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Cidades sustentáveis, Desenvolvimento local, Análise bibliométrica

Resumo

O escopo principal desta pesquisa concentra-se na identificação e interpretação de trabalhos científicos que tratam da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ou Lei 12.305/2010, que foi criada para orientar as ações do governo e da sociedade em relação ao gerenciamento eficaz dos resíduos sólidos urbanos abrangendo o geração, coleta e destinação final das sobras de consumo produzidas por empresas públicas e privadas ou por pessoas físicas. Nesse sentido, as análises e os relatos apresentados ao longo deste manuscrito têm uma proposta importante e até inovadora de reunir e interpretar os resultados da percepção regional no âmbito do continente brasileiro. Quanto aos objetivos específicos: elencar aspectos relevantes da legislação nacional que contribuam para a gestão dos resíduos sólidos urbanos; mapear os trabalhos científicos publicados que tratam do tema resíduos sólidos, entre o período de 2010 a 2020, e, a partir dos resultados obtidos no segundo objetivo, extrair conceitos-chave utilizados pelos autores que denotam a realidade de construção de estudos científicos . Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos bibliométricos e de análise de conteúdo. O corpo textual analisado, composto por 60 artigos, foi instrumentado por meio do software IRaMuTeQ, que possibilitou a leitura do equivalente a 10.003 palavras (soma das palavras que compõem os resumos dos artigos científicos selecionados). Entre os resultados, foram identificados quatro (4) conceitos-chave, que são coleta seletiva, resíduos, sustentabilidade e meio ambiente. Esses resultados, quando analisados por região, mostram tendências norteadoras dos estudos, apontando para a predominância específica de conceitos-chave para esta ou aquela região. A conotação disso pode ser creditada à abrangência da PNRS, que é tratada (regionalmente) a partir da realidade (dificuldade/desafio) vivenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Pereira Borges, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande-MS (UCDB-CG), graduação em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino de Belo Horizonte (ISTA) e Università Pontifícia Salesiana di Roma (UPS-Roma) (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2007) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2012). Atualmente trabalha no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, identidade, educação, estado-nação e história.

Romildo Camargo Martins, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando em Desenvolvimento Local (UCDB, 2020), bolsista CAPES, Mestre em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (UEMS, 2018); pós graduado em Cooperativismo de Crédito (Unigran, 2013); Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Faculdades Magsul, 2011), MBA em Controladoria (Universidade Anhanguera, 2011); graduado em Administração de empresas - ênfase em comércio exterior (UEMS, 2003), graduando em Ciências Contábeis (UNIFCV). Atualmente é docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso Administração de Empresas (UEMS / Ponta Porã/MS) e Ciências Econômicas, com experiências nas disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária I e II, Administração de Produção e Operações I, Administração Estratégica, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Gestão Ambiental, Análise Comercial e Financeira, Introdução a Contabilidade, Teoria Geral da Administração I, Estágio Curricular Supervisionado e Economia de Empresas. Desenvolveu as disciplinas de Administração Financeira e Administração de Recursos Humanos, no de curso de Turismo (UEMS/Jardim). Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Sicredi Centro-Sul MS (triênio 2019 - 2022).

Felipe Buller Bertuzzi, Universidade Católica Dom Bosco

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela IMED (2016). Especialista Master em Arquitetura e Lighting pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação IPOG - Chapecó (SC) (2019). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela IMED (2020), com a linha de pesquisa: Morfologia, Usos e Apropriações das Edificações e dos Espaços Construídos. Doutorando em Desenvolvimento Local em contexto de territorialidades e integrante do projeto de pesquisa "Dinâmicas dos ecossistemas de inovação na construção dos territórios inteligentes". É Docente Universitário do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Desenvolve projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e institucionais. Contato: arq.felipebertuzzi@gmail.com. ORCID (Connecting Research and Researchers): https://orcid.org/0000-0003-0539-606X

Luiz Murilo Araújo Martins, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1984) e graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, atuando principalmente no seguinte tema: Hematologia laboratorial.

Reginaldo Brito da Costa, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1988) e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Católica Dom Bosco. Pesquisador de Produtividade Científica do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local, melhoramento genético, ganho genético, parâmetros genéticos. Incluído entre os 10 mil cientistas mais influentes da América Latina no ranking "Latin America Top 10.000 Scientific Index 2021 - Version 1" Orientou 26 monografias de conclusão de curso, 15 pesquisas de Iniciação Científica, 35 orientações de mestrado, 7 teses de doutorado concluídas, 2 em andamento e 1 supervisão de pós-doutorado com foco em genética quantitativa e molecular, 4 registros de patentes no INPI relacionadas à sustentabilidade ambiental e, uma delas, especificamente sobre Melhoramentos Genético (genética quantitativa). É um dos três Editores Chefes do periódico Interações que é vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local. Consultor Ad hoc do CNPq. Consultor Ad hoc para Instituciones Universitarias Salesianas de América IUS. É revisor dos periódicos científicos: Bragantia, Crop Breeding and Applied Biotechonology, Genetics and Molecular Biology, Plos One, IForest, Journal of Cleaner Production, African Journal of Agricultura Research, African Journal of Biotechnology, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Ciência Rural, Scientia Forestalis, Ciência Florestal, Interações. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrada no DGP/CNPq "Desenvolvimento, meio-ambiente e sustentabilidade", envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais. No grupo de pesquisa destaca-se, entre outros, o tema "Caracterização, variabilidade e diversidade genética em populações arbóreas com finalidades madeiráveis e não madeiráveis. Membro titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Campo Grande, MS. Membro titular da Comissão Executiva Local da SBPC 2019.

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais