Royalties do petróleo e saneamento: uma análise do município de Guamaré/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0022

Palavras-chave:

Saneamento básico, Abastecimento de água, Esgotamento sanitário, Royalties, Petróleo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre as receitas obtidas com os royalties e qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgoto do município de Guamaré, município do Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos publicados em periódicos científicos que abordam as temáticas tratadas no estudo. Também foram realizadas pesquisas documentais, buscando-se na legislação aspectos referentes ao abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além disto, conduziu-se uma pesquisa junto à população, através da aplicação de questionários. Obteve-se 101 respostas e os dados foram tabulados através do Excel e, posteriormente, seguiram para a análise. Os resultados evidenciam que, embora uma das regiões analisadas neste estudo possua bom acesso ao sistema sanitário, de forma geral, as condições de abastecimento de água no município ainda é um problema para a população, visto que o abastecimento sem continuidade apresenta-se como um dos aspectos negativos. Assim, predominam soluções individuais para o abastecimento de água, como perfuração de poços e carros pipa. Portanto, faz-se necessário avanços significativos no município para que a população goze de boa qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Braz Silva Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Gestão Ambiental (bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017). Pós-graduado em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2019). Experiência na indústria do Petróleo e gás (offshore) e energias renováveis.

Cáion Christian Oliveira de Almeida Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Sou formado em ciências biológicas (2005-2009), com pós-graduação em gestão e perícia ambiental (2010-2011). Atualmente, estou cursando engenharia ambiental (2019-2022) e mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (2020-2022). Possuo experiências em parque eólico, linha de transmissão, televisão, consultoria ambiental (licenciamento e monitoramento), usina fotovoltaica, subestação e órgão ambiental estadual. Neste momento, estou responsável pelo setor de meio ambiente de uma multinacional que atua no segmento de construção de usinas fotovoltaicas no Brasil. 

Publicado

2022-07-02