Cobertura vegetal e uso do solo no entorno do reservatório Saulo Maia, Areia, Paraíba/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0023Palavras-chave:
Software QGIS, MapBiomas, Reservatório Saulo MaiaResumo
Este estudo objetivou em analisar a relevância e porcentagem da cobertura vegetal e uso do solo no entorno do reservatório Saulo Maia, em Areia-Paraíba. Com dados tabulados de mapas projetados de imagens obtidas do Projeto MapBiomas e trabalhadas via software QGIS. Foram produzidas seis coleções de mapas, cada coleção contendo novas alterações nos períodos de abrangência dos mapas anuais, como mudanças na legenda ou correções frente a versão anterior. Todo o processamento do projeto é feito em formato raster, pixel a pixel, e seu cálculo de áreas também é feito em formato raster. Buscou-se analisar dados comparativos entre períodos respectivos, nos anos de 2000, 2005, 2006, 2010, 2011, 2015, 2016 e 2019 com o intuito de ver a evolução da área após a criação dessa barragem, que é tão importante para o município e a região do brejo paraibano. A área amostral trabalhada apresenta sempre mudanças constantes e a predominância de 3 classes de uso do solo, ocupando mais de 80% da área total e com pequenas variações nas outras classes. Este estudo pode abrir um leque muito maior de pesquisas, tendo a mesma direção, porém focadas em outras áreas de estudo, como outros tipos de classificações mais aprofundadas no bioma, ou classes de áreas mais propensas a riscos de incêndio ou inundação, trabalhos que possam contribuir com a vida dos moradores da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.