Desempenho de estrutura para o tratamento de água de origem pluvial baseada no método SODIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0010

Palavras-chave:

Sistema de aproveitamento de água da chuva, Segurança hídrica, E.Coli

Resumo

A água é fundamental para a vida, no entanto seu acesso pode ser restrito por questões de potabilidade e condições geográficas, como aquelas observadas no meio rural. Nesse contexto, o método Solar Water Desinfection (SODIS) representa uma alternativa simples e de baixo custo para a inativação de micro-organismos responsáveis por doenças de veiculação hídrica. O objetivo do presente trabalho foi construir e avaliar o desempenho de uma estrutura baseada no método SODIS, para o tratamento da água de origem pluvial. A estrutura foi constituída de materiais de baixo custo, como garrafa PET, na qual se armazenava a água bruta; e uma calha de PVC de 120mm, para se acomodar o recipiente com água. Foram montadas duas estruturas, a primeira utilizando um refletor constituído de papel alumínio, e a segunda sem refletor. As amostras de água pluvial foram coletadas junto ao sistema de aproveitamento de água da chuva instalado no Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICTS-Unesp), no período de fevereiro a junho de 2021. As análises de pH (pHmetro digital), temperatura (termômetro infravermelho), Cor (colorímetro), Turbidez (turbidímetro), sólidos totais, oxigênio dissolvido (oxímetro), nitrogênio total e fósforo total (espectrofotômetro HACH DR 3900), e E.Coli (método Colillert) foram realizadas na água bruta e tratada, no laboratório de Água e Solo do ICTS-Unesp. Os resultados em ambas estruturas, atingiram uma eficiência de 100% na neutralização da bactéria E.Coli e reduziram a turbidez. Todavia, para adequar os padrões físico-químicos de potabilidade, torna-se necessário um tratamento secundário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Kendi Aquinaga, Universidade Estadual Paulista

Estudante de Engenharia Ambiental do curso de graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Gerson Araujo de Medeiros, Universidade Estadual Paulista

Graduated in Agricultural Engineering, Mastership and Doctorate in Water and Soil Engineering from Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), where studied the influence of water and tropical soil management at yield and water consumption of irrigated bean, an important crop for the Brazilian diet; Expert in Drainage and Watershed Management from Universidade de Taubaté (UNITAU). In 2015, to reinforce international insertion, developed studies at post-doctoral level on economic aspects of ecosystems services at the Faculty of Agricultural, Life and Environmental Sciences (ALES), University of Alberta (UofA), in Edmonton, Canada. In 2019, I held an exchange period at the Universitat Autônoma de Barcelona (UAB), Barcelona, Spain, under the supervision of Professors Xavier Gabarrell Durany and Joan Rieradevall Pons. During this period I conducted a study on solid waste management in five Brazilian cities using the CO2ZW software, developed by UAB's Sostenipra research group and led by Professors Xavier and Joan.Since 2011 has been Professor at Institute of Science and Technology of Sorocaba (ICTS) at Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) for the graduate course in Environmental Sciences and undergraduate course in Environmental Engineering, where has developed an educational constructivist approach based on landscape analyzes, as a way to evolve the understanding of environmental complexity. Has attended several conferences, symposiums and seminars on Environmental Sciences, including topics such as environmental impacts assessment, environmental management, water and soil management and landscape analyzes. The academic production includes 40 book chapters, 90 articles, 300 conference papers and abstracts, amounting over 400 publications. The broad experience and expertise in teaching, researching and academic extension have allowed developing works approaching different social groups as rural settlements, neighborhood communities, philanthropic institutions, and high school students, addressing the popularization of science and environmental issues such as natural resources management, re-vegetation of degraded land and waste management. Therefore, this academic journey has demonstrated guidance towards the improvement of the society welfare.

Publicado

2022-07-02