Análise dos impactos socioeconômicos e socioambientais da mineração no município de Ourilândia do Norte (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0045

Palavras-chave:

Amazônia, Indicadores Socioeconômicos, Planejamento Ambiental

Resumo

A atividade de mineração é de suma importância para o desenvolvimento das sociedades em seus mais diversos setores produtivos. Entretanto, os impactos causados pela mineração, associados à competição pelo uso e ocupação do solo, geram conflitos socioeconômicos e socioambientais. Neste sentido, objetivou-se analisar esses conflitos provenientes da extração mineral do Níquel no município de Ourilândia do Norte do Estado do Pará, realizada pelo empreendimento Onça-Puma Ltda, vinculada à Mineradora Vale. Para tanto, o presente trabalho teve como metodologia uma pesquisa exploratória, através de indicadores e revisão bibliográfica para diagnosticar as consequências desta atividade. Os resultados mostraram que no que concerne aos efeitos socioeconômicos para o município de estudo, apesar dos incentivos recebidos pelo governo da implantação da atividade mineradora, há ainda poucas vantagens para os residentes locais deste retorno financeiro. Em relação aos impactos socioambientais, observou-se que a atividade de exploração mineral é uma das mais degradantes ao meio ambiente. No que diz respeito ao saneamento básico, esse serviço apresentou uma melhora considerável, haja vista o surgimento e implementação da Secretaria Municipal de Saneamento e no que se trata ao desmatamento, sabe-se que está associado com o avanço da mineralogia, pois tem gerado disputas por terra e aumento da exploração madeireira. Concluiu-se, diante dos estudos, que os moldes de produção da mineração do Níquel na região têm fomentado inúmeros impactos socioeconômicos e socioambientais, tendo como consequência a alteração da realidade local e geração de diversos conflitos de ordem social e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ermeson Freitas da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (2015-2019). Aluno Estagiário do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da UEPA (2017-2018). Voluntário em PIBIC/FAPESPA (2018), e bolsista em PIBIC/FAPESPA (2019-2020). Estagiário bolsista do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM (2019-2020). Conhecimentos e habilidades em Análises Ambientais, Sistema de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto e Banco de Dados Geográficos utilizando as ferramentas: ArcGIS, QGIS, SNAP e PostgreSQL. Habilidades intermediárias em linguagens de programação Python, R e SQL para análise de dados.

Rafael Ribeiro Meireles, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Engenharia Ambiental. Monitor na Universidade do Estado do Pará nos anos de 2019 e 2018. Estagiário na empresa de consultoria ambiental Sustentar Engenharia e Meio Ambiente, no ano de 2018. Bolsista do projeto "Tratamento de esgoto e proteção dos recursos hídricos" do Banco da Amazônia, no ano de 2018. Voluntário da ENACTUS, no ano de 2017. 

André da Costa Hianes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), formado como Técnico em Saneamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Atuei como voluntário em projeto de pesquisa vinculado ao CNPq. Possuo Experiência nas áreas de Ciências Ambientais e Saneamento Ambiental.

Fabianne Mesquita Pereira, Universidade do Estado do Pará

Tecnóloga em Saneamento Ambiental, formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Durante a graduação, atuou como pesquisadora pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) pelo grupo de Pesquisa em Saneamento Ambiental, na área de Gestão de Recursos Hídricos. Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Davi Farias da Silva, Universidade do Estado do Pará

Atualmente doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2022-2026). Possuo as formações de Técnico em Saneamento pelo Instituto Federal do Pará (2018), Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2018), Especialista em Gestão, Consultoria, Auditoria, Perícia e Fiscalização Ambiental pela Faculdade Estácio (2019-2021), Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2021) e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (2020-2022). Fui bolsista PIBICTI através do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisas em Saneamento Ambiental (2016-2017), no IFPA Campus Belém, onde desenvolvi pesquisas nas áreas de saneamento básico, educação ambiental e gestão de recursos hídricos. Participei do Projeto Oikos, um projeto de extensão do IFPA Campus Belém, auxiliando nas aulas do curso de reciclagem (2018). Estagiei no Núcleo de Responsabilidade Socioambiental, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (NURES/EMBRAPA), trabalhando com saneamento básico rural, tecnologias sociais e agricultura orgânica (2018-2019). Sou pesquisador do grupo de pesquisa Planejamento, Gestão Ambiental e Ensino da Geografia (PLANGEA), da Universidade do Estado do Pará (CCSE/UEPA), desde abril/2019. Atuo academicamente e profissionalmente nas áreas de monitoramento ambiental, geoprocessamento, gestão ambiental e de recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos, qualidade de água e tratamento de efluentes.

Gysele Maria Morais Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2018). Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2019). Mestre em Ciências Ambientais (UEPA) e Doutoranda em Ciências Ambientais (UFPA). Pesquisa com foco na qualidade da água, estuários, eutrofização, ensino de química e história da química. 

Ronaldo Darlan Gaspar Aquino, Universidade Federal do Pará

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade do Estado do Pará (2020). Mestrando em Geologia e Geoquímica na Universidade Federal do Pará. Ex-bolsista PIBIC/CNPq da Universidade do Estado do Pará. Experiência em Ciências Ambientais, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicado às Ciências Ambientais. Atualmente pesquisando sobre as dinâmicas dos manguezais na zona costeira do Brasil.

Nathália Obando Maia Mendes, Universidade Federal do Pará

Engenheira Ambiental formada pela Universidade do Estado do Pará (2020). Pós Graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Faci Wyden. Atuou no Comitê Local de Sustentabilidade na EMBRAPA Amazônia Oriental e na Assessoria de Planejamento e Gestão na Companhia de Saneamento do Pará. Experiência nas áreas de Gestão Ambiental principalmente voltado para Logística Reversa e Impactos Socioambientais em comunidades.

Carla Michelle Matos Gomes, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/CCNT/Belém). Estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - Amazônia Oriental), exclusivamente no Laboratório de Fruticultura. Especializou-se em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental na Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU). Foi responsável técnica das Fazendas Jutaí e Carvalho, localizadas no município de Prainha-PA, executando Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), Plano Operacional Anual (POA) da Unidade de Produção Anual (UPA), relatório Pós-exploratório e atuando no CEPROF/SISFLORA/SEMAS. Atualmente, mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (UEPA/CCNT/Belém) e colaboradora do Laboratório de Biodiversidade e Agroecologia.

Mateus do Carmo Rocha, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA (2020). Atualmente é Mestrando em Ciências Ambientais (PPGCA-UEPA), desenvolvendo projeto sobre alternativas sustentáveis a destinação final de resíduos siderúrgicos, com ênfase no tratamento e uso dos materiais como insumos a silvicultura. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em controle / qualidade ambiental, resíduos industriais e engenharia hídrica por meio de pesquisas científicas, entre outros.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)