Titânio em camarão comercial de baías tropicais antropizadas e quantidades estimadas de TiO2
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0013Palavras-chave:
Titânio, Dióxido de Titânio, Crustáceos, Pesca, Oceano Atlântico Sul-OcidentalResumo
O titânio (Ti) é um metal de baixa toxicidade em organismos; no entanto, Ti na forma de nanopartículas de TiO2 é um contaminante de preocupação emergente. Este estudo determinou a concentração de Ti total no músculo do camarão-rosa (Penaeus brasiliensis e P. paulensis) em duas baías tropicais antropizadas (Baías de Guanabara e de Sepetiba, sudeste do Brasil) e apresentou as primeiras estimativas de TiO2 em camarões. Diferenças na concentração de Ti total foram associadas ao local de pesca e estação do ano, mostrando uma tendência espaço-temporal. O nível de antropização por si só não explicou a concentração do metal. Tanto a posição trófica (δ15N) quanto o habitat trófico (δ13C) do camarão tiveram influência desprezível na concentração do metal. Sugerimos que fontes pontuais de Ti na Baía de Sepetiba e/ou diferenças em relação aos locais de pesca dentro das baías são possíveis explicações para os resultados. As estimativas de TiO2 em camarões baseadas na concentração de Ti total são valores de referência para monitoramento futuro. Como os camarões são alvos da pesca comercial, monitorar a concentração de Ti é de interesse para a saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.