Os recursos hídricos no alto curso do Rio Paraíba: demografia, acesso à água das populações urbanas e rurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0041

Palavras-chave:

Abastecimento, Bacia Hidrográfica, População

Resumo

  Este estudo visa analisar o acesso aos recursos hídricos, no alto curso da Bacia do Rio Paraíba. Foram utilizados a base de dados do Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento (SNIS) para obtenção dos dados numéricos 2010 a 2019. Os valores foram indicados em gráficos elaborados no Excel 2013. Foram calculadas as análises de correlação de Pearson a partir da matriz de correlação. Foram elaborados gráficos para identificação das estimativas hídricas. Constatou-se que os valores correlacionados são respectivamente do tipo linear crescente, indicando que para o município de Monteiro a correlação é forte positiva (0,86), para o município de Camalaú é forte positiva (0,94) para Caraúbas a correlação é de (0,51), moderada positiva, para o município de São Domingos do Cariri é de (0,82) é forte positiva. Porém, os casos mais passíveis de estudos onde as estimativas hídricas indicam sérios problemas de acesso à água encontra-se no município de Caraúbas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilma da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Geografia pelo Departamento de Geociências (UFPB-2022). Mestra em Gestão de Recursos Naturais pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais- PPEGRN (UFCG- 2019-2021). Especialista em Ensino de Geografia e Análise Regional (UFCG- 2017). Licenciatura plena em Geografia (UEPB- 2008- 2012). Professora efetiva na disciplina de Geografia na Secretaria de Estado, Educação, Cultura e Tecnologia do Estado da Paraíba, SEECT.

Janaína Barbosa da Silva, Universidade Federal de Campina Grade

É professora Associada na Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Geografia na área de Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Líder do Grupo de pesquisa Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto -CAGEOS certificado no CNPQ. Possui graduação (2003), mestrado (2006), Doutorado em Geografia (Março-2012) e Pós-doutorado (2019/20) em Geografia, todos pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, estuário, manguezal, impactos ambientais e degradação ambiental. Atualmente é revisora do periódico: Revista Brasileira de Geografia Física (RBGF, UFPE) . Membro permanente do Pós-graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais da UFCG.Orientadora de mestrado e doutorado.

Downloads

Publicado

2021-10-20