Remoção de cobre e zinco em wetland construído de fluxo vertical com resíduo de cerâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0015

Palavras-chave:

Eleocharis acutangula, Remoção de metais, Wetland construído de fluxo vertical, Resíduos de construção civil cerâmicos

Resumo

A eficiência de duas unidades sendo uma de wetland construído de fluxo vertical (WC-FV) e outra controle foi avaliada para o polimento de efluentes secundários contendo cobre e zinco, utilizando resíduos de construção civil cerâmicos (RCCC) como meio filtrante, e cultivado com macrófita presente no cerrado Eleocharis acutangula.  O experimento foi composto por duas unidades sendo uma plantada com macrófita (U1) e o controle sem planta (U2). As unidades experimentais possuíam uma área superficial de 0,21m², carga aplicada de metais de 13,60 mg/m².d, taxa de aplicação hidráulica (TAH) de 0,003m³/m².d e tempo de detenção hidráulica (TDH) de 7 dias. As amostragens foram realizadas na entrada e na saída das unidades para determinação dos parâmetros: turbidez, pH, sólidos dissolvidos totais (SDT), temperatura, condutividade e os metais cobre e zinco. As eficiências de remoção de metais alcançadas nos WC-FV foram satisfatórias, considerando a concentração média de metais adicionados no experimento 11,75mg/L (Cu) e 14,13 mg/L(Zn). As unidades 1 e 2 ambas obtiveram uma eficiência média de remoção de cobre de 99,6 %, enquanto que para o zinco a U1 foi de 81,2% e U2 98,8%, indicando que o uso de materiais alternativos em wetlands construídos são poderosos aliados para remoção de cobre e zinco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geissielen Andrade Lauriuchi, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia UFU, possui pesquisas relacionadas a tratamento de efluentes em wetlands.

Marina Homaied Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Uberlândia desde 2016. 

Sueli Moura Bertolino, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel e licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto, MG .Doutora em Engenharia de Materiais, sub-área - Bio&Hidrometalurgia, pela Rede Temática em Engenharia dos Materiais - UFOP - CETEC - UEMG, Univesidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professora adjunto do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia atuando nas seguintes áreas: i) Qualidade da água; ii) Caracterização e tratamento de águas residuárias, iii) Tratamento de efluentes industriais por processos anaeróbios. iv) Redução biológica de sulfato. 

Downloads

Publicado

2021-10-20