Produção de fitomassa e acúmulo de nutrientes por coquetel de adubos verdes no preparo do solo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0002Palavras-chave:
Adubação verde, Qualidade dos solos, Sustentabilidade ambientalResumo
A adubação verde é uma prática agrícola milenar com fins de aumentar a capacidade produtiva do solo, recuperando naturalmente solos pobres e conservar aqueles que já são produtivos, consistindo no cultivo de plantas, em rotação/sucessão/consorciação com as culturas. O objetivo foi avaliar o aporte de nutrientes, alterações na fertilidade do solo e redução de custo com aquisição de adubos químicos pelo coquetel de adubos verdes. O experimento foi conduzido em Petrolina- PE, utilizando um coquetel de cinco espécies de adubos verdes, em uma área de 1.6 ha. Ao atingir o florescimento da maioria das espécies foi realizada a roçagem mecanizada, amostras foram coletadas para quantificação de matéria fresca (MF) e matéria seca (MS), além de teor de nutrientes na MS, amostras de solo foram coletadas antes e após incorporação da biomassa, na profundidade de 0-20cm do solo, para análise de Fósforo (P), Matéria orgânica (MO), Potássio (K+), Cálcio (Ca2+), Magnésio (Mg2+). Foi quantificada a entrada de nutrientes (N, P e K) dos fertilizantes verdes e calculado o equivalente dos fertilizantes químicos necessários para fornecer a mesma quantidade desses nutrientes. O uso de coquetéis aumentou os teores de MO, P, K, Ca2+ e Mg2+ no solo. O aporte de nutrientes (N, P e K) representou R $ 7.079,00 quando equivalentes aos fertilizantes comerciais (Uréia, Super Simples e Cloreto de Potássio). A economia com esses 3 nutrientes representou 5 vezes a mais o custo para implantação e manejo do coquetel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.