Avaliação de medidas mitigadoras de controle de ruído numa indústria Metalmecânica através de mapas acústicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0035Palavras-chave:
Ruído industrial, Poluição sonora, Incômodo à vizinhança, Mapeamento sonoroResumo
O ruído ambiental apesar de ser usualmente ignorado é um dos principais poluentes ambientais. A poluição sonora ocasiona danos à saúde, a economia e ao ambiente. Este trabalho objetiva avaliar o ruído gerado em uma indústria metalmecânica, instalada em uma área residencial na região metropolitana de Curitiba, Brasil.Para analisar a poluição sonora ocasionada pela indústria, foram medidos os níveis de pressão sonora equivalente dos ruídos gerados por empilhadeira, prensa e o ruído da indústria, nos períodos diurno e noturno. Mapas de ruído diagnóstico feito no software Predictor foram calculados objetivando avaliar a situação corrente e projetar medidas de atenuação dos ruídos industriais.Os resultados mostraram que o ruído gerado ultrapassa os níveis da legislação em todos os cenários avaliados, expondo cerca de 3915 pessoas a estes níveis. O ruído diurno atinge nas áreas habitadas Leq de 63 dB(A) e 67 dB(A) para o ruído noturno. O ruído da empilhadeira foi de 84 dB(A) e da prensa foi de 74 dB(A). As ações propostas para o controle do ruído industrial, diurno e noturno, e para o ruído específico gerado pela empilhadeira e prensa minimizaram a propagação sonora em áreas urbanas a níveis aceitáveis. Por fim, concluiu-se que mapas acústicos associado a medições in-situ são ótimas ferramentas para determinar o impacto sonoro, auxiliando na redução dos níveis sonoros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.