Medidor de emissão de CO2 e CH4 em plantas hidroelétricas na superfície aquática
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0036Palavras-chave:
Efeito estufa, Aquecimento global, ReservatóriosResumo
A recente intensificação das atividades humanas tem levado a um aumento significativo na emissão de alguns gases, chamados de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). O clima da Terra muda em conjunto por meio das Organizações das Nações Unidas (ONU) para criar estratégias para reduzir os impactos dos gases na atmosfera terrestre. De todas as atividades de geração de GEE, o setor de energia é o que mais contribui para o aquecimento global, os reservatórios das usinas hidrelétricas são potenciais emissores de gases de efeito estufa. Considerando a importância do desenvolvimento de novas políticas para desacelerar o aquecimento global, o trabalho do proponente ajudará a comparar os estudos realizados na ferramenta de medição automatizada de emissões de gases, que permite identificar uma quantidade estimada de poluição em reservatórios que uma hidrelétrica é capaz de atingir. produzir e emitir para a atmosfera. Atualmente, essa medição é realizada por meio de sensores estacionários posicionados manualmente com o auxílio de barcos. O modelo robótico permite a coleta de dados por meio de sensores de gás e se movimenta na superfície da água por meio de motores e guiado por GPS. O protótipo foi aplicado a um reservatório da Usina Hidrelétrica Mourão, na cidade de Campo Mourão, Paraná, Brasil, para dados precisos e confiáveis, era necessário considerar parâmetros que influenciam as medições de gases, como umidade, temperatura e clima. Os dados coletados podem contribuir para estudos futuros para o desenvolvimento de métodos de recuperação das condições hídricas, por meio de ações de preservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.