Primeiro relato de Hepatozoon sp. em cão na Amazônia Ocidental, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0050

Palavras-chave:

Apicomplexa, Hepatozoon canis, Hepatozoonose, Hemoparasitos, Rondônia

Resumo

A hepatozoonose canina é uma doença de distribuição mundial, causada por protozoários do gênero Hepatozoon, cuja a transmissão ocorre quando o cão ingere carrapatos ou parte deles contendo oocistos esporulados. Objetivou-se relatar a identificação de Hepatozoon sp. sob a forma subclínica em um cão no estado Rondônia, na Amazônia Ocidental, Brasil. Um cão fêmea, de dois anos de idade, sem raça definida, residente na zona urbana do município de Rolim de Moura (Rondônia) foi levada a uma clínica veterinária devido a claudicação do membro posterior direito. Na anamnese, o animal não apresentou dor à palpação do membro afetado. Haviam ectoparasitos no corpo do animal (pulgas e carrapatos). Foi coletado sangue em tubo com EDTA para a realização do hemograma e esfregaços sanguíneos. O hemograma revelou anemia normocítica e normocrômica e trombocitopenia. Nos esfregaços sanguíneos foram observados gamontes em neutrófilos. Diante do relato, concluímos que Hepatozoon sp. circula em cães da Amazônia Ocidental, enfatizando a importância de incluir a pesquisa de hemoparasitos na rotina clínica veterinária, mesmo quando o animal se encontra assintomático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Araguaia Pereira Figueiredo, Universidade Federal de Rondônia

Professora Adjunto do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNIR. Doutora e Mestre em Medicina Veterinária (área de concentração em Patologia Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp/Campus de Jaboticabal, com bolsa FAPESP em ambos. Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão. Editora da Seção de Parasitologia da Revista Ars Veterinária. Vice-coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais-CEUA da UNIR, campus Rolim de Moura. Vice-chefe do Departamento de Medicina Veterinária da UNIR (gestão 2018-2020). Membro do Conselho de Campus de Rolim de Moura (2018-2020). Líder do Grupo de Pesquisa em Parasitologia voltado à Saúde Única (GPPaSU) e do Grupo de Estudo de Animais Silvestres (GEAS-UNIR). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Sanidade Aquícola (GRUPESA). Coordenadora do Laboratório de Parasitologia, Entomologia e Biologia Molecular voltado à Saúde Única (LAPEMSU). Responsável pelas disciplinas de Parasitologia Veterinária I e II, Doenças Parasitárias dos Animais, Animais Silvestres e Medicina Veterinária Preventiva e Saúde. Atua na área de doenças parasitárias transmitidas por artrópodes, ictioparasitologia e inter-relações no Sistemas de Produção Animal e Vegetal no Bioma Amazônico. 

Géssica Raupp Fermiano Cruz, Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2012). Atualmente trabalha como médica veterinária na Agência IDARON. Já atuou como extensionista de frango de corte. É mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. 

Maria Lais Devólio Almeida, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Biomedicina pela Fundação Educacional de Fernandópolis - SP (2010). Especialização em Análises Clínicas - Diagnóstico Avançado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2013). Mestre em Ciências Ambientais com a pesquisa voltada em Saúde Única (Zoonoses) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2022). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Parasitologia voltado à Saúde Única - GPPaSU da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus Rolim de Moura-RO e docente na Faculdade de Ensino Superior de Cacoal - FANORTE.

Vanessa Novais Fialho, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal

Especialista em Análises Clínicas pela FACIMED; Médica Veterinária pela FACIMED - Cacoal; Técnica Agrícola com Habilitação em Agropecuária pelo IFRO; Área de atuação: Desde 2015, Responsável técnica pelos setores de Análises Clínicas, Microbiologia e Gestão da Qualidade do HMA Laboratório Veterinário em Cacoal/RO.

Nayna Letícia Tavares Santos, Universidade Federal de Rondônia

Atualmente é graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, fundadora do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS) e participante do Grupo de Pesquisa em Parasitologia voltado a Saúde Única (GPPaSU).

Downloads

Publicado

2021-08-22