Geotecnologia aplicada à perícia ambiental: o desmatamento ao longo da aerovia entre Boa Vista e Brasília
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0023Palavras-chave:
Geoprocessamento, Uso e cobertura, Monitoramento, Políticas PúblicasPolíticas PúblicasResumo
Entender a história do desmatamento na Amazônia é essencial para prever o futuro desse processo sob diferentes cenários e identificar medidas eficazes para seu controle, evitando os piores impactos. O controle do desmatamento é crucial para prevenir os impactos da perda de floresta atualmente grande parte do processo de desmatamento está fora de controle do governo. O presente estudo tem como objetivo analisar a ocorrência de desmatamento e nos últimos dez anos, em especial no último ano (2018-2019) entre as cidades de Boa vista e Brasília. A área de estudo abrange o raio de 5 Km no entorno da aerovia/aerolinha Boa Vista (RR) – Manaus (AM) – Brasília (DF). Para a análise do desmatamento foi utilizado o banco de dados do PRODES e MapBiomas para aquele os anos de 2008 a 2019 e para este os anos de 2008 a 2018. Assim foi possível comparar os resultados do desflorestamento do PRODES e do MapBiomas, em cada estado e ano a partir da área e porcentagem de desmatamento. Percebeu-se por meio dos dados de desmatamento para o período de 2008 a 2019 que o estado que apresentou maior área desmatada foi o Pará e em segundo lugar o Mato Grosso. Isso se deve tanto por a aerovia ter as maiores extensões para esses dois estados como por eles estarem aumentando as atividades ligadas ao agronegócio, principalmente, da soja e pecuária nas regiões estudadas. Além disso, constatou-se uma diminuição significativa no desmatamento no período de 2008 a 2017 na região de estudo, porém a partir de 2018 esse desmatamento voltou a crescer. Dessa forma, o conhecimento de ferramentas como as utilizadas no estudo é fundamental para o planejamento de políticas públicas mais adequadas e direcionadas para a Amazônia.
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