Efeitos de biorremediador sobre o processo de biodigestão anaeróbia de dejetos bovinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0039

Palavras-chave:

Biogás, Energia renovável, Enzimas, Tratamento de dejetos

Resumo

O dejeto de bovino leiteiro é amplamente empregado na digestão anaeróbia, no entanto, apresenta características que requerem mediação para alcançar melhor desempenho. Assim, objetivou-se avaliar a aplicação de doses crescentes e uma superdose de biorremediador na digestão anaeróbia de dejetos de bovinos leiteiros. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos, correspondentes as quatros doses de biorremediador testadas (0; 0,5; 1,0 e 10 mL), conduzidos em temperatura ambiente, em biodigestores de bancada de volume útil de 1,8 L. Os resultados foram submetidos a regressão polinomial, sendo selecionados os modelos significativos. Os resultados apresentaram que a aplicação de biorremediador ao dejeto bovino leiteiro interferiu o desempenho do processo, sendo que a dose testada de 1,0 mL até a dose estimada de 5 mL de biorremediador melhorou os potenciais de produção de biogás e metano e as reduções de sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Fernandes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Agronomia:Energia na agricultura pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Botucatu, na linha de pesquisa - Fontes Convencionais e Alternativas de Energia, Desenvolvimento Tecnológico e Politicas Energéticas. Mestre em Agronomia: Energia na agricultura pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" . Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade José do Rosário Vellano -Câmpus de Alfenas com experiencias em Iniciação Científica tituladas: "Desempenho e ocorrência de diarreia em leitões alimentados com soro de leite" e "Co - digestão de dejeto bovino e soro de leite" .Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sudestede Minas Gerais - Câmpus Barbacena. 

Paula Maria Pilotto Branco, Centro Universitário de Jaguariúna

Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), mestrado em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Pós-doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Professora titular no Centro Universitário de Jaguariúna.

Luana Alves Akamine, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Engenheira Agrícola formada pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, Anápolis-GO (2015). Possui mestrado em Engenharia Agrícola (Engenharia de Sistemas Agroindustriais), pela UEG (2017) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências Agronômicas - Unesp/FCA, Botucatu-SP (2021). Possui experiência na área de Biodigestão anaeróbia e Construções rurais e ambiência, atuando principalmente nos seguintes temas: Energia Renovável, biodigestores e aproveitamento de resíduos agropecuários. Atualmente é docente dos cursos, Superior em Processos Químicos e Técnico em Segurança do Trabalho do Colégio Tecnológico de Goiás (COTEC) (CETT/UFG), Anápolis, GO. 

João Antônio Silva Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Agronomia (Energia na Agricultura) - Faculdade de Ciências Agronômicas FCA/UNESP. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Anhanguera (2012). Tem experiência na área de Microbiologia e Biodigestão anaeróbia.

Jorge de Lucas Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Livre Docência em Biodigestão Anaeróbia (1.994). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Energização Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: biodigestão anaeróbia, biodigestores, aproveitamento de resíduos, biogás e manejo de dejetos. Fez Viagens de Estudos para Cuba, Itália, Espanha e Alemanha. Tem Curso de Proteção Ambiental e Conservação de Energia no Japão (2.006). Em 09/05/2017 recebeu o PRÊMIO PESQUISADOR EMÉRITO DO CNPq 2017.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)