Variação espaço-temporal de insetos com fase imatura no solo do Cerrado Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0003Palavras-chave:
Habitat, Sazonalidade, Macrofauna do soloResumo
Os insetos holomoetábolos utilizam múltiplos substratos para oviposição, colocando seus ovos em frutos, sementes e tecidos animais, com muitas espécies depositando-os diretamente no solo. O objetivo deste estudo foi identificar as famílias de insetos alados com fase imatura no solo e verificar o efeito da sazonalidade climática nesta guidla guilda de insetos em diferentes condições de cobertura do solo em uma área de Cerrado Setentrional do Brasil. Os insetos adultos foram amostrados em quatro ambientes: I – mata de capoeira com serapilheira, II – mata de capoeira sem serapilheira, III – mata de galeria com serapilheira e IV – mata de galeria sem serapilheiral. Em cada ambiente de amostragem foram instaladas 6 armadilhas de emergência, equistantes 5 m uma da outra. As armadilhas permaneceram em campo durante 20 meses, ocupando cinco pontos diferentes nas transecções de 150 m plotadas em cada local de amostragem. A coleta dos insetos recém emergidos foi realizada semanalmente, com auxílio de um tubo de sucção, e identificadas em nível de familia. Os solos dos locais de amostragem foram caracterizados química e fisicamente, bem como os fatores climáticos (umidade e temperatura). Neste estudo amostrou-se um amplo número de famílias de insetos com fase imatura em solos de uma região que compõe três grandes biomas brasileiros: o Cerrado, a Caatinga e a Amazônia. O número de famílias de insetos amostradas foi afetado pela sazonalidade climática, mas não foi afetado pela variação espacial. Os índices de diversidade registrados neste estudo foram elevados, com maiores valores registrados nos locais de amostragem onde a camada de serapilheira foi preservada, evidenciando o papel da serapilheira e da matéria orgânica do solo na preservação e manutenção da diversidade biológica do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.