Irrigação de hortaliças por agricultores familiares: uma análise física, química e microbiológica da água
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0046Palavras-chave:
Água de irrigação, Qualidade da água, Aspecto físico-químico e microbiológicoResumo
A agricultura irrigada proporciona um acréscimo de produtividade nos sistemas agrícolas, no entanto, há necessidade de se observar tanto a quantidade, quanto a qualidade da água disponível, pois a qualidade da água a ser utilizada pode inviabilizar os produtos agrícolas e a segurança alimentar, acarretando contaminações e problemas no sistema de irrigação. Os índices de qualidade da água fornecem uma forma simples de analisar e compreender a real situação, a fim de tomar as medidas necessárias para evitar contaminação e perdas da qualidade da água irrigada na produção. Por tanto, este trabalho teve como objetivo analisar as principais variáveis físico-químicas (turbidez, sólidos totais e pH) e microbiológicas (coliformes termotolerantes) que definem a qualidade da água para irrigação de hortaliças consumidas cruas oriundas de agricultura familiar, as amostras de água foram coletadas em duas réplicas em cada propriedade. Os resultados das análises foram comparadas com a Resolução n° 357/05 do CONAMA, para águas de Classe 1, que são destinadas a irrigação de hortaliças consumidas cruas. Para melhor caracterização da qualidade da água foi feita uma correlação de Pearson (r) para analisar a relação entre os parâmetros físicos. Os resultados obtidos mostraram que com exceção do pH, as demais variáveis não apresentaram risco de dano ao sistema de irrigação e a qualidade da água irrigada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.