Genotoxicidade do uso de agrotóxicos em horticultores da região metropolitana de Goiânia-GO, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0017Palavras-chave:
Ensaio cometa, Agrotóxico, Trabalhadores ruraisResumo
Com o aumento da produtividade e o modelo de política agrícola adotado, o uso de agrotóxicos no Brasil cresceu em larga escala nos últimos anos. Esse contexto, gera uma preocupação quanto aos efeitos nocivos da exposição dos trabalhadores agrícolas a esses produtos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a frequência de dano genotóxico em horticultores expostos aos agrotóxicos na Região Metropolitana de Goiânia-GO. A investigação foi conduzida por meio do ensaio cometa, na tentativa de caracterizar os grupos de risco mais propensos aos efeitos nocivos dos pesticidas, visando gerar um alerta para os danos causados na saúde dos trabalhadores. O grupo foi constituído por 65 indivíduos com faixa etária de 22 a 72 anos, expostos no período de 1 a 16 anos. Foram feitas análises para variáveis como: hábito do consumo de bebida alcoolicas, tabagismo, relação entre homens e mulheres, e uso de EPIs. Tais variáveis foram associadas aos parâmetros do ensaio cometa, contudo, não foram observadas diferenças significativas para uma série de variáveis investigadas para o dano no DNA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.