Influência da porosidade na condutividade térmica, resistência mecânica e coeficiente de permeabilidade do concreto permeável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0041

Palavras-chave:

Concreto permeável, Porosidade, Condutividade térmica, Permeabilidade, Resistência mecânica

Resumo

Visando o desenvolvimento de tecnologias de adaptação e mitigação dos efeitos do aumento de temperatura no setor da construção civil, de modo a promover melhor desempenho térmico-mecânico, esse estudo teve por objetivo avaliar a influência da porosidade na condutividade térmica do concreto permeável, avaliando sua resistência mecânica e coeficiente de permeabilidade. O concreto permeável foi dosado pelo método de Nguyen et al. (2014) com índices de vazios de 15, 20, 25 e 30%. Determinou-se o coeficiente de permeabilidade, a resistência a compressão e a tração na flexão pelas normas técnicas brasileiras e sua massa específica, porosidade total e condutividade térmica pelas normas internacionais. A análise estatística dos resultados mostrou que somente a resistência à tração na flexão não apresenta diferença significativa com a variação da porosidade. A porosidade total do concreto permeável foi de 23,1, 28,9, 33,3 e 34,0%, respectivamente aos índices de vazios utilizados como parâmetro de entrada no método de dosagem de 15, 20, 25 e 30%, cujas massas específicas variaram, respectivamente, de 2153 a 1857 kg.m-3. Os dois traços de menores porosidades atingiram resistência a compressão acima de 20 MPa, e a resistência a tração na flexão dos quatro traços ficou acima de 4,0 MPa. O coeficiente de permeabilidade médio dos concretos permeáveis assumiu valores entre 8,2 e 21,8 m.s-1, A condutividade térmica e a porosidade total possuem uma relação inversamente linear com ótimo ajuste e seus valores médios diminuíram de 0,55, a 0,44 W.m-1. K-1 conforme a porosidade total aumentou de 23,1 para 34,0%. Diante do exposto considera-se que o concreto permeável pode ser aplicado na construção civil como material alternativo para fins de melhoria do conforto térmico, visto sua condutividade térmica, coeficiente de permeabilidade e bom desempenho mecânico, remetendo-se ao traço de melhor desempenho, com índice de vazios de 20% e porosidade total de 23,1%.

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Biografia do Autor

Ivone Gohr Pinheiro, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Physique et Chimie de L'environnement - Institut National Polytechnique de Toulouse (1996). É professora do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau, atuando no ensino de graduação e de pós-graduação junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Neste além de ministrar as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Gestão de resíduos sólidos, tem conduzido orientações de mestrado e doutorado com ênfase no tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos, concreto permeável e qualidade da água percolada em pavimentos permeáveis, e tratamento e aproveitamento de água de chuva e água cinza. É editora da Revista de Estudos Ambientais. 

Leondiniz Gomes de Sousa Junior, Universidade Regional de Blumenau

Matheus Oliveira Ramos
Universidade Regional de Blumenau, Brasil
matheus.engcivil13@gmail.com

Ivone Gohr Pinheiro
Universidade Regional de Blumenau, Brasil
http://lattes.cnpq.br/6522200645618540
http://orcid.org/0000-0002-3552-4352
ivonegp@furb.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Physique et Chimie de L'environnement - Institut National Polytechnique de Toulouse (1996). É professora do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau, atuando no ensino de graduação e de pós-graduação junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Neste além de ministrar as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Gestão de resíduos sólidos, tem conduzido orientações de mestrado e doutorado com ênfase no tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos, concreto permeável e qualidade da água percolada em pavimentos permeáveis, e tratamento e aproveitamento de água de chuva e água cinza. É editora da Revista de Estudos Ambientais.

Leondiniz Gomes de Sousa Junior
Universidade Regional de Blumenau, Brasil
http://lattes.cnpq.br/9905871412046950
http://orcid.org/0000-0002-8095-516X
leonjuninhoceulp@gmail.com

Professor graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), com início em 2013/1 e conclusão em 2017/2, CREA-TO 311815/D. Pós-graduado em nível de Mestrado em 2018/2020 pelo PPGEA ? Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), na cidade de Blumenau ? SC. Para o desenvolvimento do mestrado foi contemplado com bolsa de estudos financiado pela CAPES, com título da dissertação: ?Influência da compactação na porosidade de placas pré-moldadas de concretos permeáveis?. Na Universidade Regional de Blumenau participou da Linha de Pesquisa: ?Resíduos e Água?, com foco em pavimentos de concretos permeáveis. Considerando sua formação, o professor tem como área principal de atuação em Estruturas e Pavimentos Permeáveis. Atualmente atua na docência do ensino superior, na Faculdade Guaraí desde 2021/01, lecionando as disciplinas de Estruturas Hiperestáticas, Estradas II, Hidráulica Aplicada, Saneamento I, Instalações Prediais Hidrossanitárias e de Gás e Instalações Elétricas e de Telecomunicações, no curso de Engenharia Civil e também é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia Civil na IESC/FAG. COMPETÊNCIA ALINHADA A FORMAÇÃO DOCENTE: Tornar profissionais aptos para atuarem na concepção, planejamento, projeto, construção, administração, operação e manutenção, nas diversas áreas da Engenharia Civil. Ministrando as disciplinas supracitadas, o professor tem por objetivo a contínua melhora na qualidade de ensino, tornando seus egressos profissionais conscientes das exigências éticas e da relevância pública e sociocultural dos conhecimentos, habilidades e valores adquiridos durante o curso de Engenharia Civil e de inseri-los em seus respectivos contextos profissionais de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática. Formar um profissional com consciência de sua responsabilidade profissional, política e social, mantendo-se atualizado e contribuindo, efetivamente, em prol do desenvolvimento sustentável da sociedade em que vive. O professor tem experiência na docência e na pesquisa, adquiridos durante a realização de seu mestrado, com atuação na linha de pesquisa em concretos permeáveis e financiamentos para pesquisa, coordenação de projeto de Iniciação Científica junto aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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Publicado

2021-03-28

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente