Efeito da frequência de irrigação na absorção de fósforo na produção do milho
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0043Palavras-chave:
Adubação, Irrigação mecanizada, Fertirrigação, Zea maysResumo
O uso da irrigação, somado a diferentes densidades de plantio e adubação fosfatada têm contribuído significativamente para o aumento da produtividade agrícola. Portanto, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da frequência de irrigação combinado a diferentes doses de adubação fosfatada na absorção de fósforo, na produtividade da cultura do milho de segunda safra, sob duas densidades de plantio. O experimento foi instalado em um esquema de parcelas sub-subdivididas, com 7 diferentes frequências de irrigação e duas populações de plantas e nas subparcelas quatro doses de fósforo (P2O5). A frequência de irrigação de dois dias, na população de 80 mil plantas por hectare resultou em maior conteúdo de fósforo nos grãos de milho nos tratamentos que receberam adubação fosfatada. No entanto, com a população de 60 mil plantas por hectare, o maior conteúdo de fósforo nos grãos ocorreu na frequência de irrigação de cinco dias. No plantio do milho com população de 80 mil plantas por hectare, o uso do turno de rega de dois dias resultou em maior produtividade, independente da dose de fósforo aplicada. No entanto, com população de 60 mil plantas por hectare, o efeito do turno de rega não foi bem evidenciado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.