Análises ecotoxicológicas em cavas de mineração a céu aberto: uma revisão sistemática

Autores

Palavras-chave:

Avaliação ambiental integrada, Bioensaios, Organismos-teste

Resumo

Lagos de mineração, também denominados de cavas ou pit lakes, se formam em minas a céu aberto exauridas. De intensificação numérica recente em diversos países e efeitos ecológicos ainda pouco conhecidos da comunidade científica, são considerados um problema ambiental emergente a nível mundial. Sua gestão se mostra desafiadora se comparada à aplicada a corpos d’água naturais, pois apresentam processos ambientalmente complexos e dinâmicos que demandam ações baseadas em abordagens avaliativas sistêmicas. Uma das áreas do conhecimento capazes de auxiliar na obtenção de respostas para questões de pesquisa dessa natureza é a Ecotoxicologia, contudo, até então são desconhecidos levantamentos bibliográficos destinados ao mapeamento do conhecimento acumulado sobre o tema. Diante desse contexto e a título de análise comparativa, mas sem a pretensão de esgotar o assunto, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática dos principais trabalhos publicados que empregaram ensaios ecotoxicológicos para fins de avaliação ambiental de cavas. Para tanto, foram utilizados os termos ‘pit lake’, ‘ecotoxicological’ e ‘ecotoxicology’ na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ligada ao Ministério da Educação do Brasil, escolhida por compilar centenas de periódicos distribuídos em diversas bases referenciais. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se os seguintes: trabalhos com essa abordagem ainda são recentes e escassos no mundo, notadamente no Brasil, e sua maior parte foi publicada em periódicos científicos europeus. Majoritariamente, os autores estudados desenvolveram ensaios ecotoxicológicos crônicos e uniespécie, voltados para a compreensão de aspectos associados à qualidade das águas e de sedimentos de cavas, embora em menor número neste último caso. Apesar de constatado o crescente interesse de pesquisadores das Ciências Ambientais sobre o tema – devido a uma discreta elevação do número de artigos publicados entre os anos de 2013 e 2019 –, ainda existe um vasto nicho científico a ser explorado na tentativa de melhor compreender o comportamento ecológico de lagos de mineração, o que poderá ser alcançado mediante o estabelecimento de abordagens investigativas integradas visando a obtenção de respostas ambientalmente mais seguras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Pinheiro dos Santos, Instituto Federal de Goiás

Tecnóloga em Saneamento Ambiental e graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás. 

Rosana Gonçalves Barros, Instituto Federal de Goiás

Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 

Viníciu Fagundes Bárbara, Instituto Federal de Goiás

Engenheiro Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Engenharia do Meio Ambiente e Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 

Downloads

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)