Um levantamento da metodologia qualitativa utilizada em estudos sobre terceirização na gestão pública
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.002.0008%20Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa, Revisão de Literatura, Terceirização, Gestão PúblicaResumo
O artigo é uma revisão da literatura sobre a metodologia com enfoque qualitativo, utilizada em pesquisas acadêmicas sobre a terceirização no âmbito da gestão pública. O estudo foi realizado a partir de uma busca de referências bibliográficas publicadas nas principais plataformas/indexadores e revistas que têm como escopo a gestão pública, publicados entre os anos de 2017 e 2021. Foram encontrados 36 artigos (15 artigos nacionais e 21 internacionais), sendo que destes apenas 26 (13 nacionais e 13 internacionais) que empregaram a metodologia qualitativa foram utilizados neste trabalho. Observou-se que nos artigos pesquisados há predominância da revisão da literatura para tratar do assunto, e que a entrevista, com roteiro semiestruturado e suas várias aplicações é o método prevalente de coleta de dados. Destaca-se que a etnografia também se fez presente nos artigos pesquisados, bem como a observação não participante, os relatos coletivos (focus group) e o estudo de caso combinado. A técnica de análise de conteúdo se apresentou como tendo maior frequência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.