Vantagens e desvantagens da terceirização no âmbito da administração pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0015Palavras-chave:
Administração Pública, Terceirização, Vantagens, DesvantagensResumo
A Administração Pública faz uso, com frequência, da terceirização que é, em síntese, o repasse de atividades para que sejam executadas por outras empresas, assumindo que esta é uma ferramenta gerencial moderna que visa atingir objetivos, sobretudo no que diz respeito a entrega efetiva de bens e serviços com qualidade efetividade a um custo baixo, com vistas a favorecer o coletivo. A adoção da prática decorre da tentativa de minimizar os gastos públicos e alcançar a eficiência na prestação dos serviços, uma vez que, ao terceirizar atividades, o Estado foca em sua atividade fim. Contudo, identificar quando e quanto terceirizar é necessário para que a Administração Pública possa ser bem-sucedida em seus intentos. Conhecer as vantagens e desvantagens da utilização da terceirização para o setor público é ter respaldo para todo investimento nesta que se apresenta como uma ferramenta gerencial moderna. O presente estudo tem como objetivo elencar as principais vantagens e desvantagens da utilização da terceirização no setor público. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado mediante pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que para promover a melhoria contínua da terceirização na administração pública, e obter as vantagens na terceirização, os gestores devem focar em editais e contratos que exijam das empresas a obediência à legislação e a garantia dos direitos do trabalhador, bem como fiscalizações periódicas voltadas ao cumprimento de suas responsabilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.