Ações do comportamento do agricultor familiar frente às inovações do setor agrícola
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0006Palabras clave:
Comportamento inovador, Agricultor familiar, InovaçãoResumen
Dado o crescimento acelerado das últimas décadas do agronegócio, o agricultor familiar tem-se mostrado resiliente nesse contexto. Com uma população de 10,1 milhões de pessoas trabalhando na agricultura familiar (IBGE, 2017), o setor está em constante adaptação, alterando os sistemas de produções com a inserção de inovação (FERNANDES et al., 2018). Esse comportamento vem despertando a atenção da comunidade científica, justificativa para realização deste estudo. Com objetivo de analisar as ações do comportamento do agricultor familiar frente às inovações do setor agrícola, o estudo de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório e baseado em pesquisa empírica analisou dez entrevistas pela análise de conteúdo aplicada por meio de roteiro semiestruturado e 174 questionários aplicados pelo instrumento comportamento inovador (Balconi et al., 2022) analisado por meio de equações estruturais (Smart-PLS) e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Como resultados, identificou comportamentos de liderança, busca por informações, busca por apoio, cooperação, adaptação à infraestrutura e mão-de-obra insuficiente, busca por novos mercados, diversificação de produtos e da propriedade, oportunidades, resiliência, gerenciamento e apoio de políticas públicas. Sobre o modelo estrutural proposto é eficaz e sustentado pela confirmação das hipóteses e, portanto, pode ser considerado para verificar o comportamento inovador de agricultores familiares. Nesse estudo verificou-se um comportamento inovador de intensidade alta a muito alta e orientados para contatos externos; e liderança participativa apresentou a menor intensidade. Portanto os produtores estão mais propensos à trocas de informações para otimizar a produção, superar dificuldades de infraestrutura e mão-de-obra à otimizar resultados inovadores como inserção de sistemas de gerenciamento ou busca por novos mercados ou diversificação de produtos.
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