O processo de institucionalização do projeto pedagógico dos cursos de graduação no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0001

Palabras clave:

Projeto pedagógico de curso, Teoria institucional, Processo de institucionalização

Resumen

Os cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior no país são cada vez mais procurados por estudantes e o controle da qualidade dos mesmos tem sido uma constante no campo. O Projeto Pedagógico de Curso surgiu então como uma ferramenta utilizada para manutenção da qualidade desses cursos utilizada pelos gestores. Entretanto, a aderência a práticas novas em ambientes organizacionais não é uma tarefa fácil. Diante do aumento gradativo de estudantes e de muitas notas baixas das Instituições de Ensino Superior pelo país, carece ainda estudos buscando entender essas distorções. Para preencher essa lacuna, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de institucionalização do PPC junto aos professores e coordenadores dos cursos de graduação pelo país, utilizando o modelo proposto por Tolbert e Zucker (1999). Após uma pesquisa com 464 professores e coordenadores de cursos de graduação no país, o presente trabalho pôde verificar uma baixa aderência ao segundo estágio do modelo citado, a objetificação, entretanto com uma alta aderência a práticas previstas no PPC, levantando questões como uma possível prática cerimonial e sobre a real eficácia da ferramenta. Os resultados evidenciam que a aderência ao PPC se deu principalmente naquelas tarefas já institucionalizadas, deixando obscuro o cumprimento para aquelas onde uma mudança de prática seria necessária.

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Biografía del autor/a

Tiago Martins Ramos da Silva, Universidade do Grande Rio

Possui graduação em Matemática - Licenciatura na UNIABEU Centro Universitário (2006).Concluiu o curso de especialização em Direito Previdenciário pela AVM (2013/2014), Gestão Hospitalar pelo Hospital Sírio Libanês/Fiocruz (2017), Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio. Atua como servidor público federal desde o ano de 2006. Exerceu o cargo de técnico do seguro social de 2006 a 2013 pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, onde exerceu cargos como o de Chefe de Benefícios e Gerente de Agência da Previdência Social. Em 2013 passou a exercer o cargo de Analista de Gestão em Saúde - Perfil de Gestão e Desenvolvimento Institucional pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente exerce o cargo de Gestor do Serviço de Administração de Materiais do Instituto Fernandes Figueira - Fiocruz. 

Rúbia Walquíria de Carvalho, Instituto Nacional de Câncer

Doutoranda em Saúde Coletiva (UFRJ), Mestra em Administração (Unigranrio), possui graduação em Administração (FAI), Especialização em Gestão de Negócios (UCAM) e Especialização em Finanças e Gestão Corporativa (UCAM), Especialização Gestão Pública em Saúde (UFF). Tem experiência na área de Administração e Finanças, elaboração e execução de projetos, gestão e fiscalização de contratos, com ênfase em Administração Pública; e na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e políticas públicas. Atualmente é Gestora Pública do Instituto Nacional de Câncer (INCA), atuando principalmente nos seguintes temas: gestão hospitalar, epidemiologia, gestão de contratos, redesenho de processos, gerência de projetos, câncer e saúde pública. Atuação docente, presencial e à distância, no ensino e pesquisa para a multiplicação dos conhecimentos relativos aos fluxos e processos da gestão hospitalar, administração geral e pública, nas instituições: UFRRJ, UFSJ, FIOCRUZ, UTRAMIG, UNIMONTES, UFRB, CEFET e INCA.

Publicado

2023-01-08