O efeito da concentração da dívida na preferência por bens materiais ou compras experimentais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0007Palabras clave:
Experiência vs Bens materiais, Endividamento dos consumidores, Gestão de dívidas, Cartão de crédito, Pagamento em débitoResumen
Pesquisas anteriores sugerem que a concentração da dívida afeta a motivação dos consumidores e leva às melhores decisões financeiras. No entanto, pouco se sabe sobre sua relação com a presença de opções de compra, especificamente, escolhas materiais versus experiências. Para preencher esta lacuna, este estudo propõe investigar como a estratégia de gestão da dívida (concentrada vs. dispersa) influencia as preferências experienciais versus bens materiais. Dois experimentos foram conduzidos no laboratório e Mturk. Os principais achados sugerem evidências de que a concentração de vencimentos influencia os consumidores a pagar mais saldos de cartão de crédito. No entanto, esse efeito de concentração é atenuado pela distância temporal. Além disso, contas dispersas levam os consumidores a gastar mais, não com experiências como previa, mas com mercadorias. Os resultados sugerem que a concentração da dívida leva os consumidores a preferir bens materiais em detrimento de experiências. Isso pode ajudar os consumidores a perceber que fatores externos podem influenciar seu processo de compra mais do que as características das compras e pode ser útil para os consumidores adotarem uma estratégia de concentração de datas de vencimento para organizar melhor suas finanças. Os resultados contribuem para o desenvolvimento de teorias sobre como a gestão da dívida influencia o comportamento subsequente. Além disso, foi demonstrado como um novo antecedente para as preferências de compra de material (vs. experiência).
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Brasileña de Administración Científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.