A contribuição das incubadoras tecnológicas para o sucesso das empresas pós-incubação

Autores

  • Renata Avelino da Silva Moura Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ana Lucia Brenner Barreto Miranda Universidade Federal Rural do Semi-Árido https://orcid.org/0000-0001-7239-1299
  • Pablo Marlon Medeiros da Silva Universidade Potiguar
  • Rosângela Queiroz Sousa Valdevino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Susane Isabelle dos Santos Universidade Federal do Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0006

Palavras-chave:

Incubadoras de Empresas, Empresas Graduadas, Processo de Incubação

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de analisar na percepção dos gestores das empresas graduadas, as principais contribuições das incubadoras de empresas tecnológicas para o sucesso dos empreendimentos graduados da cidade de Mossoró - RN. Esta pesquisa foi do tipo descritiva e abordagem qualitativa, aplicada a gestores das empresas graduadas do Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (CITECS) e Incubadora Tecnológica de Mossoró (ITMO).As evidências reforçaram a importância das incubadoras tecnológicas para o crescimento e sucesso das empresas e dos empreendedores, por meio dos benefícios como aquisição de novos conhecimentos nas áreas de gestão e estratégias por meio dos cursos, treinamentos, orientações, suporte à elaboração de planos de negócio, dentre outras contribuições relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Avelino da Silva Moura , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Ana Lucia Brenner Barreto Miranda , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutorado em Administração pela UNP/RN (2020), mestrado em Administração pela UFRN (2002) e graduação em Administração Rural pela Faculdades Positivo (1996). Docente efetiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Áreas de pesquisa: gestão da informação, gestão do conhecimento, gestão da inovação e empreendedorismo. Coordenadora de Empreendedorismo e Marketing do NIT/UFERSA.

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar; Mestre em Administração pela mesma instituição;graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido, com especialização em Direito Público pela rede Luís Flávio Gomes. Possui interesse em pesquisas relacionadas à Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Marketing, Estratégia, Empreendedorismo e Estudos Organizacionais.

Rosângela Queiroz Sousa Valdevino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialista em Auditoria Contábil e graduada em ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é professora do departamento de ciências contábeis. Tem experiência nas áreas de Administração e Contabilidade com ênfase em finanças pessoais e metodologia científica.

Susane Isabelle dos Santos, Universidade Federal do Pernambuco

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2022). Especialista em Publicidade e Propaganda: Mídias, Linguagens e Comportamento do Consumidor pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE (2021). Especialista em MBA Executivo em Gestão da Psicologia Organizacional - INTERVALE (2021). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA (2015). Tem interesse em pesquisa na linha de Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia da Informação, com os temas: Comportamento do Consumidor, Sacrifício no Consumo, Consumo alimentar consciente e Energia sustentável.

Downloads

Publicado

2023-09-30