Viabilidade econômica da implantação de uma microcervejaria localizada em Estância, ponto turístico de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.002.0005Palavras-chave:
Empreendedorismo, Cerveja Artesanal, Turismo, Praia do AbaísResumo
As microcervejarias, com foco na fabricação cerveja de artesanal, consiste numa excelente oportunidade para empreender no ramo turístico. O litoral sergipano recebe muitos turistas, com destaque para a praia do Abaís, que ainda não tem uma agroindústria voltada para o ramo de bebidas fermentadas artesanais. Dessa forma, esta pesquisa analisou a viabilidade econômica a fim estruturar uma microcervejaria em Estância, estado de Sergipe. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica descritiva embasada na literatura disponível acerca do tema. Utilizou-se ferramentas como cálculos, orçamentos, construção do gerenciamento do escopo, estrutura analítica do projeto e análise da viabilidade econômica. A taxa interna de retorno foi calculada, assim como o valor presente líquido, payback e índice de lucratividade. Foram necessários aproximadamente R$ 419.445,00 mil reais para a implantação da microcervejaria. Porém, o retorno do investimento só ocorrerá a partir do quarto ano. A Estrutura Analítica do Projeto facilitou o no entendimento dos passos para implantação da microcervejaria. Portanto, concluiu-se que, é viável a abertura de uma microcervejaria em Estância/Sergipe, local turístico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.