Uma abordagem para determinação da melhor estratégia de política de manutenção em infraestruturas de potência utilizando modelagem estocástica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.001.0005Palavras-chave:
Data Center, Indisponibilidade, Acordo de Nível de Serviço, Custos de Manutenção, Distância EuclidianaResumo
Data centers estão em constante crescimento impulsionando demandas de novas tecnologias tais como computação em nuvem, comércio eletrônico o que forçou a disponibilização destes sistemas 24 horas por dia, 7 dias por semana sob pena de grandes prejuízos. Desta forma, além de técnicas de redundância estática ou dinâmica aplicadas a seus componentes para um funcionamento correto e contínuo destes sistemas, é de grande importância a adoção de estratégias adequadas para políticas de manutenção. Nosso estudo propôs modelos analíticos juntamente com uma metodologia com o objetivo da determinação da estratégia de política de manutenção mais adequada, baseada tanto em aspectos técnicos quanto aspectos orientados a negócios, que será adotada em uma arquitetura da infraestrutura de potência. Os aspectos técnicos referem-se às métricas de indisponibilidade resultantes da arquitetura/infraestrutura a partir de diferentes estratégias de manutenção. Por sua vez, os aspectos orientados a negócios são referentes às métricas de custos de mão-de-obra, associados a estas estratégias, aplicadas às arquiteturas da infraestrutura considerada. O estudo de caso utilizou uma infraestrutura de potência em arquiteturas com níveis crescentes de redundância para a aplicação da metodologia e dos modelos propostos. Os resultados mostraram que a estratégia de manutenção mais adequada para uma arquitetura/infraestrutura não possui necessariamente a menor indisponibilidade, mas adequa conjuntamente a menor indisponibilidade e os menores custos de manutenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.