Análise do impacto de diferentes estratégias de políticas de manutenção sobre a disponibilidade das infraestruturas de refrigeração e de potência de um sistema de data center utilizando modelos estocásticos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0025Palavras-chave:
Dependabilidade, Data center, Importância para disponibilidade, Mecanismo de redundância, Acordo de nível de serviçoResumo
Data centers estão em constante crescimento impulsionando demandas de novas tecnologias tais como computação em nuvem, comércio eletrônico, o que forçou a disponibilização destes sistemas 24 horas por dia, 7 dias por semana sob pena de grandes prejuízos. Nosso estudo tem como objetivo proporcionar suporte para a análise do impacto de diferentes estratégias de políticas de manutenção, tanto preventiva quanto corretiva, considerando os parâmetros adotados em acordos de níveis de serviços sobre a disponibilidade estacionária de infraestruturas de um sistema de data center utilizando os mecanismos de modelagem RBD e SPN. Foram analisadas as infraestruturas de refrigeração e de potência, considerando uma infraestrutura de comunicação proposta, em arquiteturas com níveis crescentes de redundância. Estas arquiteturas foram propostas baseadas na alocação de adaptações de mecanismos de redundância, que são largamente utilizados em projetos de sistemas, aos componentes das referidas infraestruturas com os maiores índices de importância para disponibilidade. Além disso, um estudo de caso foi elaborado para a análise da disponibilidade estacionária resultante de diversos cenários que consideram diferentes estratégias de manutenção a partir das infraestruturas/arquiteturas estudadas através da aplicação dos modelos propostos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.