Evasão nas engenharias: um estudo a partir da visão dos acadêmicos de uma IFES
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0021Palavras-chave:
Evasão, Ensino superior, Políticas de permanência estudantil, Cursos de engenhariaResumo
Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento acerca dos principais fatores que contribuíram para a decisão de abandonar o curso de graduação em quatro cursos de Engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Campo Mourão. Para isso, a pesquisa foi estruturada a partir de uma abordagem qualitativa, sendo elaborada na forma de uma pesquisa descritiva e pautada em um estudo de caso. A coleta de dados se deu a partir de documentos institucionais e da aplicação de questionários online aos estudantes evadidos dos cursos em análise. Com as informações coletadas junto aos sujeitos da pesquisa foi possível identificar os principais fatores que foram mais relevantes para a decisão de evadir desses alunos. Como resultados, observou-se que os fatores relacionados com as características individuais do estudante, em especial a descoberta de novos interesses profissionais, desencanto e desmotivação com o curso e escolha precoce da profissão, bem como fatores relacionados às dificuldades financeiras, falta de oportunidades de trabalho e dificuldade em conciliar o trabalho com os estudos, além de fatores relacionados ao currículo e à gestão dos cursos se apresentam como fatores bastante relevantes na decisão de evadir dos alunos participantes da pesquisa, evidenciando a importância de uma participação mais ativa das Instituições de Ensino Superior no monitoramento, controle e prevenção da evasão.
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