Relação entre atividades extracurriculares e mercado de trabalho: uma revisão integrativa da literatura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0011Palavras-chave:
Atividades extracurriculares, Desenvolvimento de competências, Profissionalização, Mercado de trabalhoResumo
Este trabalho visa analisar como as publicações científicas brasileiras estão discutindo a relação entre as atividades extracurriculares (AE) e a formação profissional do campo de negócios para o mercado de trabalho. Com este objetivo, o estudo realizou uma revisão integrativa da literatura (RI). Para desenvolver esta RI, consideramos como cursos do campo de negócios os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Elaboramos e selecionamos critérios de inclusão e exclusão, dos quais, depois de aplicados nos artigos encontrados após busca primaria, contemplaram onze (11) artigos para compor a amostra que fora analisada. Após a leitura criteriosa dos artigos selecionados, foram selecionados eixos argumentativos que norteiam as discussões desta R.I. esperando que os resultados fomentem a participação em AE, além de facilitar o planejamento profissional do estudante durante seu período de formação. Os achados indicam a importância das atividades AE não somente no desenvolvimento de competências profissionais dos discentes, mas na criação de uma rede de contatos e perfil empreendedor. Por fim, sugerem-se estudos comparativos entre estudantes que participaram e que não participaram de AE. Tais estudos podem fomentar maiores investimentos nestas atividades, como alternativa viável e factível para minimizar o gap entre o que é ofertado pelo ambiente educacional e o que é demandado pelo mercado empresarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.