Controle interno na prevenção de fraudes: um estudo de caso do Exército Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0016Palavras-chave:
Controle Interno, Gestão Pública, GovernançaResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a avaliação dos resultados do Controle Interno na prevenção de fraudes no Exército Brasileiro. O controle interno é uma atividade prevista na Constituição da República Federativa do Brasil, evidenciando o importante papel dessa atividade na prevenção de irregularidades e ilegalidades na administração pública. A estratégia de pesquisa utilizada foi à pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo e baseada em dados coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a cinco militares. O conteúdo das entrevistas foi tratado por meio da análise de conteúdo. As conclusões apontam que a atividade de controle interno no Exército Brasileiro é bem estruturada e permeia toda a sua estrutura, atuando de forma sistêmica, o que permite a implementação de medidas preventivas e corretivas das inconformidades detectadas, sendo fundamental para a boa gestão dos atos administrativos. Ademais, constata-se a preocupação constante na melhoria da eficácia dos processos de governança, no gerenciamento de riscos e no atendimento as demandas da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.