Controle interno na prevenção de fraudes: um estudo de caso do Exército Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0016

Palavras-chave:

Controle Interno, Gestão Pública, Governança

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a avaliação dos resultados do Controle Interno na prevenção de fraudes no Exército Brasileiro. O controle interno é uma atividade prevista na Constituição da República Federativa do Brasil, evidenciando o importante papel dessa atividade na prevenção de irregularidades e ilegalidades na administração pública. A estratégia de pesquisa utilizada foi à pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo e baseada em dados coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a cinco militares. O conteúdo das entrevistas foi tratado por meio da análise de conteúdo. As conclusões apontam que a atividade de controle interno no Exército Brasileiro é bem estruturada e permeia toda a sua estrutura, atuando de forma sistêmica, o que permite a implementação de medidas preventivas e corretivas das inconformidades detectadas, sendo fundamental para a boa gestão dos atos administrativos. Ademais, constata-se a preocupação constante na melhoria da eficácia dos processos de governança, no gerenciamento de riscos e no atendimento as demandas da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Wilson de Andrade Souza, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1999), Graduação Tecnológica em Gestão Pública (2017) e Bacharel em Administração Pública (2021). Possui os seguintes cursos de especialização, Lato Sensu: Especialização em Bases Geo-Históricas para formulação de Estratégias; Aperfeiçoamento em Operações Militares; Psicopedagogia e Orientação Educacional; Política e Gestão de Segurança Pública; Segurança da Informação; Gestão em Administração Pública; e MBA Executivo em Gestão Financeira. Atualmente é aluno especial no curso de Mestrado Profissional em Economia. Possui experiência como professor militar nos cursos de especialização na área de Guerra Eletrônica e nos cursos e estágios do Gabinete de Segurança Presidencial. Pessoa de fácil relacionamento interpessoal, dinâmica e criativa. Pautado no trabalho em equipe multidisciplinar. Foco na execução dos objetivos. Forte em Gestão de Pessoas. Domínio de internet. Pessoa extrovertida. Habilidade de montar, gerenciar e motivar equipes de trabalho. Responsável pela criação de planos e projetos gerenciais para otimização dos recursos, assessorando a diretoria na supervisão administrativa e funcional.

Armando Araújo de Souza Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Armando Araújo de Souza Júnior é Administrador de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pelo CIESA, possui MBA Executivo em Gestão da Produção também pelo CIESA, Especialista em Produção de Material Didático EaD pela UFAM, Especialista em Gestão dos Hospitais Universitários Federais do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em SP. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui certificação de Green Belt e Black Belt pela Oriel/SETEC/Coca Cola Company, é Auditor Líder da Qualidade formado pelo BVQI com registro no IRCA de Londres/Inglaterra. Sua experiência profissional inclui os cargos de Gerente Administrativo Financeiro, Coordenador de Expedição, Coordenador de Materiais em empresas de grande porte do Pólo Industrial de Manaus. Foi Diretor de Recursos Humanos e Pró-Reitor de Administração e Finanças da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais e Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração Pública - Modalidade EaD. Professor/Orientador do Programa de Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Produção - PPGEP/UFAM. Avaliador de Cursos do INEP.

Downloads

Publicado

2021-06-29