Densidade de Pseudopaludicola falcipes (Hensel, 1867) em sítios de reprodução na caatinga, nordeste do Brasil

Autores

  • Elizardo Batista Ferreira Lisboa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Leonardo da Silva Chaves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rachel Maria de Lyra-Neves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2318-2881.2013.001.0004

Palavras-chave:

Ecologia, População, Fatores Abióticos

Resumo

A Caatinga é considerada o segundo ecossistema mais degradado do Brasil. São registradas quarenta espécies de anuros no domínio morfoclimático da Caatinga, sendo assim, 8% da riqueza total de anfíbios do Brasil. O objetivo deste trabalho foi registrar informações a respeito da densidade de indivíduos de Pseudopaludicola falcipes e a influência dos fatores abióticos em sua atividade reprodutiva, em distintos sítios de reprodução, dentro do d omínio m orfoclimático da Caatinga. Este estudo foi realizado na Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN Fazenda Tamanduá, no município de Santa Terezinha – PB. Foram identificadas duas áreas com ocorrência de vocalização de Pseudopaludicola falcipes: os macroambientes, Ambiente A e Ambiente B . O trabalho foi realizado entre os dias 16 e 18 de maio de 2011, período compreendido dentro da estação chuvosa. As expedições foram realizadas no período noturno, entre as 18 e 20 horas, quando a espécie estudada apresentava atividade de vocalização mais intensa. Os valores indicam que os indivíduos da espécie estudada distribuem-se obedecendo ao padrão de Distribuição Agrupada. A densidade registrada mostrou-se ligeiramente maior no Ambiente A quando comparada ao Ambiente B. A densidade populacional em sítios de vocalização é fortemente limitada pela distância intraespecífica entre os machos, pois alguns leiuperídeos exibem comportamento territorial, expulsando outros machos satélites e/ ou machos vocalizadores próximos ao seu sítio de vocalização. A agregação de indivíduos em diferentes sítios reprodutivos da espécie Pseudopaludicola falcipes não mostrou ser influenciada pelos fatores temperatura e umidade de forma direta ou indireta , apesar desses fatores estarem comumente associados com o comportamento reprodutivo, influenciando a atividade de vocalização de anfíbios anuros em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizardo Batista Ferreira Lisboa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas pela na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP; Possui aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis: Diversidade, Ecologia e Conservação e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPEl. Atua nas áreas de Biogeografia, Ecologia e Métodos de amostragem da herpetofauna. Integra o Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos - LABHP e compõe o Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste - GEHP, UFRPE. Já desenvolveu atividades de docência na rede municipal de ensino do Recife. Atualmente leciona no pré-vestibular do CIEE-PE.

Leonardo da Silva Chaves, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Atualmente é graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participa do Grupo de Estudos de Herpetologia e Paleoherpetologia do Nordeste (GEHP), colaborando com projetos de pesquisa do Laboratório de Herpetologia e Paleoherpetologia da UFRPE. Tem experiência na área de conhecimento referente a Ecologia de Anfíbios e "Répteis", com ênfase nas espécies neotropicais dos Domínios Morfoclimáticos de Mata Atlântica e Caatinga.

Rachel Maria de Lyra-Neves, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Pós-Graduação em Ecologia da UFRPE (Nível Mestrado). Tem experiência na área de Ecologia de aves silvestres, com ênfase em Conservação das Espécies Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Aves de Caatinga, Mata Atlântica e Aves Migratórias. Atualmente também vem trabalhando na linha da Etnoornitologia.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação (2010), Especialização em Zoologia pela UFRPE (2003), Especialização em Morfologia pela UFPE (2007), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE (2006), Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia e Ecologia pela UFPB (2010) e Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Universidade do Porto (2012). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Etnobiologia e Conservação da Natureza (Doutorado); além do Mestrado Acadêmico em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental-UNEB e Mestrado Profissionalizante em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável-UPE. Já integrou o corpo docente de inúmeras Instituições de Ensino Superior do Nordeste, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Universidade de Pernambuco-UPE, Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata-FFPNM, Faculdade Fransinette do Recife-FAFIRE, Fundação de Ensino Superior de Olinda-FUNESO, Faculdade Maurício de Nassau-FMN e Faculdade Fransinetti do Recife, ministrando aulas na Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas de Ecologia, Zoologia, Paleontologia, Morfologia e Etnoecologia de Anfíbios e Répteis e Paleontologia do Cretáceo da Bacia do Araripe. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)