Parque Nacional dos Campos Gerais (PR) e turismo: um olhar através da comunidade local

Autores

  • Leandro Baptista Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jasmine Cardozo Moreira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2318-2881.2013.001.0002

Palavras-chave:

Turismo, Comunidade Local, Unidade de Conservação

Resumo

Este trabalho possui como objeto de estudo o Parque Nacional dos Campos Gerais (PNCG), localizado no centro-leste do Estado do Paraná e tem como objetivo geral uma análise da percepção dos moradores do Passo do Pupo, comunidade de entorno do Parque, sobre esta unidade de conservação. A metodologia se deu através de uma pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico, visitas in loco e aplicação de vinte e um questionários com questões abertas e fechadas realizadas em vinte e uma moradias dispostas na comunidade. Buscou-se identificar com este estudo o interesse pelo Turismo destes moradores, no sentido de analisar o potencial de oferta como fator de desenvolvimento e sustentabilidade local. Como resultado, observou-se que a maior parte dos entrevistados mostra-se favorável ao PNCG e à participação na atividade turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Baptista, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (2008), Especialista em Gestão em Saúde pela UAB / UEPG (2011) e Mestrando em Geografia - Gestão do Território, sobre a linha de pesquisa Dinâmicas Naturais e Análise Socioambiental. Servidor do Estado do Paraná, atuando na Seção Técnica Assistencial do Hospital Regional de Ponta Grossa. Tenho por linhas de maior interesse: desenvolvimento regional, planejamento, interpretação ambiental, cultura e sustentabilidade.

Jasmine Cardozo Moreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

É bolsista de produtividade da Fundação Araucária, possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (1996), especialização em Ecoturismo (2000), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002), doutorado em Geografia pela UFSC (2008) e pós-doutorado pela Universidad de Zaragoza (Espanha). É avaliadora de cursos de graduação da área de Turismo designada pelo MEC, professora titular da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de Bacharelado em Turismo ( atualmente atuando como Chefe do Departamento de Turismo) e integrante do corpo docente do Mestrado em Gestão do Território. É membro da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil). Tem experiência na área de Planejamento Sustentável do Turismo e envolvimento de comunidades, com ênfase em Turismo em áreas naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: geoturismo (tema de sua tese), ecoturismo, interpretaçao ambiental, planejamento turístico, Unidades de Conservação e educação ambiental. É avaliadora da Revista Brasileira de Ecoturismo, Revista Nordestina de Ecoturismo, Revista Geografia Ensino & Pesquisa, Terra Plural, International Journal of Economic Practices and Theories e também da Geoheritage, principal periódico a nível mundial sobre Geoturismo, Geodiversidade e Geoconservação. Sua tese concorreu ao Premio CAPES de Teses e em 2010 recebeu a única Menção Honrosa da área de Geografia.

Downloads

Publicado

2013-07-16