Ecoturismo no município de Brejo Grande (SE) como alternativa para o desenvolvimento sustentável: perspectivas da comunidade local

Autores

  • Universidade Federal de Sergipe
  • Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2011.002.0002

Palavras-chave:

Percepção, Turismo, Sustentabilidade

Resumo

O Ecoturismo reflete a valorização dos anseios das comunidades e o respeito ao meio ambiente baseado nos princípios de conservação do patrimônio natural e cultural, no desenvolvimento econômico e na equidade social. O objetivo desse estudo foi analisar as perspectivas da comunidade local em Brejo Grande em relação ao ecoturismo, propondo-o como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável. A pesquisa possui um caráter qualitativo e descritivo, para desenvolvê-la foram realizadas visitas a área de estudo com a finalidade de entender a forma com que o turismo é praticado e como está sendo visto pelos residentes. O instrumento base utilizado para a percepção da população foram as entrevistas semiestruturadas, aplicadas a uma amostra aleatória de 50 munícipes, que foram questionados acerca das condições socioambientais e da atividade turística do município, além da realização das visitas guiadas. De acordo com os entrevistados, o município possui um forte potencial turístico e essa atividade pode se tornar uma alternativa de renda para a comunidade local, desde que planejada corretamente. Conforme relatos, Brejo Grande possui um potencial turístico, pelas belezas do paisagismo natural e pela riqueza da cultura popular. No entanto, mesmo com potencial, a população fica como expectadora desse fluxo de visitantes e poucos são os que ganham com a atividade turística. Em Brejo Grande nota-se a necessidade de um planejamento que considere as propostas de um desenvolvimento sustentável e que inclua a atividade ecoturística como uma alternativa para melhoria da qualidade de vida da população e conservação dos recursos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga licenciada pela Universidade Federal de Sergipe, atualmente é mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/UFS. Possui também graduação em Tecnologia em gestão de turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

Tecnóloga em Saneamento Ambiental (IFS-SE), licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe e mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe.

, Instituto Federal de Sergipe

Graduado em Licenciatura em Geografia (1996) e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2000). Doutor em Geografia pela UFS (2010), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, ex professor e pesquisador das Universidades Tiradentes e Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Geografia, atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, turismo, meio ambiente, desenvolvimento, cidadania e planejamento urbano. Atualmente desempenha a função de Superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe.

Downloads

Publicado

2012-03-18

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade