Concepções de professores sobre a educação ambiental: análise e perspectiva no município de Indiaroba, Sergipe

Autores

  • Universidade Federal de Sergipe
  • Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2011.001.0002

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Concepção, Professor

Resumo

A Educação Ambiental é a tomada de ações em prol do meio ambiente visando à reflexão dos seus praticantes da conservação do meio socioambiental para as futuras gerações. Esse trabalho objetivou conhecer a concepção de Educação Ambiental de professores da rede municipal de ensino de Indiaroba (SE). Procedeu-se à aplicação de um questionário com questões abertas que abordava o entendimento sobre Educação Ambiental. Os resultados mostraram que parte desses professores (25,58%) apresentaram a percepção preservacionista sobre o meio ambiente. Um número significativo deles apresentou (32,56%) conceituação mais voltada para uma concepção crítica da relação homem e ambiente e voltada para a sustentabilidade da relação homem-natureza baseada na conscientização do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Geografia (Unit), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pesquisador dos Grupos de Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe-GEPEASE e do Grupo de Planejamento e avaliação em Educação e Psicologia (UFS/CNPq). É monitor do Projeto Sala Verde/Indiaroba. Trabalho na linha de pesquisa de planejamento, metodologia e práticas em Educação Ambiental e na formação de educadores ambientais e Geologia. Experiência em orientação de TCC da Pós-graduação da Faculdade São Luís de França nos cursos de Didática e Metodologia do Ensino Superior e no curso de Ciências Químicas e Biológicas: Ciências Naturais. Ministrou aula no curso Lato-Sensu, na área de metodologia, prática de ensino e ecologia. Possui ainda experiência em tutoria do programa Universidade Aberta do Brasil do Centro de Ensino Superior a Distância (UAB/CESAD/UFS) da Universidade Federal de Sergipe na área de Geologia Geral.

, Universidade Federal de Sergipe

Possui Mestrado em Psicologia Experimental e Doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou o pós-doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras da Universidade Estadual Paulista ( Unesp- campus de Araraquara). Iniciou sua carreira acadêmica na Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo, atual universidade Metodista do Brasil. Foi também docente da Universidade Federal de São Carlos e atualmente é professor associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. As linhas de pesquisa em que atua estão voltadas para a interface Psicologia e Educação priorizando o planejamento e avaliação do ensino e a programação do ensino.Tem desenvolvido pesquisas sobre formação do psicólogo, formação do professor e orientação de pais, e orientado pesquisas em educação ambiental. Orientou teses e dissertações além de monografias e de alunos de iniciação científica. Publicou dois livros sendo um deles sobre planejamento de ensino e outro sobre planejamento de pesquisa, e participou da organização de um livro sobre formação de professores. Tem publicado artigos, capítulos de livro e trabalhos em anais sobre as temáticas de suas pesquisas.

Downloads

Publicado

2011-08-11

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade