O ecoturismo em áreas naturais protegidas: um instrumento para a competitividade

Autores

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2010.001.0003

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão teórico-conceitual sobre a prática do ecoturismo em áreas naturais protegidas para o fomento da competitividade na atividade turística. Nessa perspectiva, coloca-se em relevância a importância de gerar competitividade através das vantagens comparativas existentes no destino. Salientando, para isso, que a sustentabilidade não anula a existência de competitividade e vice-versa. Para tanto, o estudo fundamenta-se em autores que tratam acerca da problemática, visando uma análise reflexiva e argumentativa sob a ótica de diversas disciplinas como geografia, turismo, administração e biologia. Portanto, enfatiza-se o ecoturismo em áreas naturais protegidas como promotor de desenvolvimento em sua totalidade, ou seja, nas dimensões econômica, ambiental, social e cultural. Premissas, estas, que na contemporaneidade se evidenciam fundantes para o alcance da competitividade global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Turismo do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTur-UFRN). Graduada em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Áreas de interesse: planejamento turístico, políticas públicas do turismo, turismo sustentável e meio ambiente.

, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Turismo pela FACEX- Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2004). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Cursando especialização em Gestão e Consultoria Turística na Faculdade Câmara Cascudo/ Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Turismo da Faculdade União Americana. Professora do SENAC no Hotel Escola Barreira Roxa e professora do curso de Turismo e Hotelaria da Faculdade Câmara Cascudo, ministrando disciplinas na área de: Agência de Viagem, Estágio, Hospedagem, Gestão Hoteleira e A&B. Tem experiência na área de Turismo, trabalho voluntário e intercâmbio.

Downloads

Publicado

2010-05-30

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade