Comportamento ambiental dos estudantes de ensino médio: percepção e hábitos de consumo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.002.0012Palavras-chave:
Ensino Médio, Meio Ambiente, Consumo Consciente, Preservação, PiauíResumo
Ultimamente, as questões ambientais estão mais presentes nos meios de comunicação, tendo em vista a relação da sociedade com o uso predatório dos recursos naturais. Persiste, ao que parece, a sensação de que os recursos naturais são infinitos. Considerando que os adolescentes se tornarão brevemente consumidores mais ativos, influenciando o sistema produtivo, entende-se pertinente conhecer o seu comportamento quanto aos hábitos de consumo. O objetivo do estudo é descrever a percepção e os hábitos de consumo de 109 estudantes de Ensino Médio de 4 cursos de uma unidade do IFPI. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem quantitativa, natureza descritiva-exploratória, com uso do método survey e utilização de questionário estruturado em entrevistas presenciais. Como resultado, foi possível identificar os aspectos socioeconômicos, os graus de percepção ambiental e de consumo consciente dos respondentes. Com o uso do VAPERCOM, notou-se que os estudantes possuem percepção ambiental, e potencial possibilidade de se tornarem consumidores conscientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.