Percepção ambiental de estudantes de comunidades litorâneas e metropolitanas sobre o Ambiente Marinho e sua conservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.004.0015

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Ambiente Marinho, Conservação, Estudantes da Educação Básica

Resumo

A Percepção Ambiental (PA) pode ser utilizada como uma ferramenta eficiente para diagnosticar as informações prévias de um determinado grupo, e são relevantes para planejar e executar ações de educação ambiental. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de estudantes da educação básica de comunidades litorâneas e metropolitanas em relação ao Ambiente Marinho (AM), dando ênfase nos conhecimentos da fauna e conservação. A pesquisa foi desenvolvida com 65 alunos do 2° ano do ensino médio, em três escolas públicas do Rio Grande do Norte, sendo duas Escolas Litorâneas (EL) (n=31 alunos), e uma Escola Metropolitana (EM) (n=34 alunos). Os dados da percepção foram coletados em um encontro para cada turma, utilizando três métodos de abordagens: aplicação de questionário estruturado (1); concepção de elementos do ambiente marinho através de mapas mentais (2); reconhecimento de fauna marinha através de amostra fotográfica (3). Os resultados encontrados revelaram dados relevantes sobre como as diferentes comunidades de estudantes investigadas vêm o AM em sua dimensão e elementos constituintes. Também foi possível verificar o conhecimento dos estudantes quanto a biodiversidade marinha regional. Este estudo demonstrou a percepção ambiental como ferramenta inicial e de relevante importância, para um aprofundamento de aplicações de intervenções ambientais, por permitir a realização de uma situação de diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalvan Henrique Luiz Romeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura) pelo Centro Universitário Facex, em Natal/RN. Atualmente mestrando no programa de pós-graduação de Sistemática e Evolução da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizando estudos citogenéticos com ênfase em evolução cromossômica de peixes de recifes de corais (Pomacanthidae). 

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (2017). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís – FSL (2020). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2015). É revisor dos periódicos Hólos; Revista Eletrônica Cientifica Ensino Interdisciplinar; Carpe Diem e Retratos da Escola. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Brayan Paiva Cavalcante, Universidade de São Paulo

Licenciado em Ciências Biológicas (UNIFACEX - 2016) Mestre em Sistemática e Evolução (PPGSE/UFRN - 2018) e Doutorando em Ciências (CENA/USP 2018.1). Desenvolvo pesquisa junto ao laboratório de Biotecnologia Vegetal (LBV/USP - SP), Laboratório de Botânica Sistemática (LaBots/UFRN - RN) e Laboratório de Cultura de Tecidos (LCT/EMBRAPA Cruz das Almas - BA), principalmente em áreas relacionadas a biologia e ecologia reprodutiva, manutenção e evolução de barreiras reprodutivas, anatomia, morfologia vegetal, cultura de tecidos e taxonomia de Bromeliaceae (família do abacaxi). Ademais, faço trabalhos com ilustrações botânicas.

- Contato: brayanpaiva93@yahoo.com.br

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2005), Mestrado em Bioecologia Aquática pela UFRN (2007) e Doutorado em Psicobiologia - UFRN (2013). Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFACEX - janeiro/2012 a dezembro/2017; atuou como Coordenadora Institucional do Pibid/UNIFACEX/CAPES (projeto PIBID UNIFACEX - Edital n. 61/2013), no período de março/2014 a março/2018; Coordenadora do cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Facex - UNIFACEX (no período de janeiro/2013 a julho/2018) e Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (fevereiro/2011-dezembro/2013). Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNIFACEX - CPE/UNIFACEX até julho/2018. Atualmente, é professora do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFRN, Campus Pau dos Ferros, ministrando na Educação básica (Biologia I, Biologia II, Biologia Aplicada a Alimentos), no Ensino Superior, no curso de Licenciatura em Química, as disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado III (Ensino em Ciências). Atualmente, é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, Campus Pau dos Ferros.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Educação Ambiental e Ensinos Multidisciplinares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)