Percepção ambiental de estudantes de comunidades litorâneas e metropolitanas sobre o Ambiente Marinho e sua conservação
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.004.0015Palavras-chave:
Percepção ambiental, Ambiente Marinho, Conservação, Estudantes da Educação BásicaResumo
A Percepção Ambiental (PA) pode ser utilizada como uma ferramenta eficiente para diagnosticar as informações prévias de um determinado grupo, e são relevantes para planejar e executar ações de educação ambiental. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de estudantes da educação básica de comunidades litorâneas e metropolitanas em relação ao Ambiente Marinho (AM), dando ênfase nos conhecimentos da fauna e conservação. A pesquisa foi desenvolvida com 65 alunos do 2° ano do ensino médio, em três escolas públicas do Rio Grande do Norte, sendo duas Escolas Litorâneas (EL) (n=31 alunos), e uma Escola Metropolitana (EM) (n=34 alunos). Os dados da percepção foram coletados em um encontro para cada turma, utilizando três métodos de abordagens: aplicação de questionário estruturado (1); concepção de elementos do ambiente marinho através de mapas mentais (2); reconhecimento de fauna marinha através de amostra fotográfica (3). Os resultados encontrados revelaram dados relevantes sobre como as diferentes comunidades de estudantes investigadas vêm o AM em sua dimensão e elementos constituintes. Também foi possível verificar o conhecimento dos estudantes quanto a biodiversidade marinha regional. Este estudo demonstrou a percepção ambiental como ferramenta inicial e de relevante importância, para um aprofundamento de aplicações de intervenções ambientais, por permitir a realização de uma situação de diagnóstico.
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