Prospecção de produtos direcionados à segurança nos procedimentos de estanqueidade em tanques subterrâneos de armazenamento de combustíveis em postos de revenda
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.004.0013Palavras-chave:
BTEX, Combustível veicular, EstanqueidadeResumo
No Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo – ANP foram registrados até o ano de 2017, 41.984 postos revendedores de combustíveis automotivos, dos quais muitos apresentam problemas de vazamentos gerando a contaminação de solos e águas subterrâneas. Outros estão submetidos à exposição ocupacional a hidrocarbonetos do composto BTEX (benzeno, tolueno, etil-benzeno e xilenos), o que tem inspirado grande preocupação devido a problemas de saúde resultantes de ingestão direta e indireta. Este estudo tem como objetivo caracterizar o cenário das tecnologias empregadas na fabricação de tanques de baixa pressão, delineando os métodos que buscam promover a estanqueidade durante o uso. Os dados foram coletados por meio de busca de patentes e posterior prospecção na base de dados QuestelOrbit. Foi observada a presença de 67 registros de Patentes industriais diretamente relacionados ao processo que objetivam impedir o vazamento do fluído orgânico interno aos tanques de baixa pressão utilizados em postos de revenda de combustível, com principais códigos da Classificação Internacional de Patentes (IPC) o B60S-005/02 (13 Registros) e G01M-003/26 (13 Registros), sendo as principais áreas de estudo Engenharia e Transporte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.