Proposta de gestão de resíduos sólidos do município de Rodolfo Fernandes/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.004.0008

Palavras-chave:

Coleta Seletiva, Composição Gravimétrica, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Catadores de Materiais Recicláveis

Resumo

O aumento da geração de Resíduos sólidos, ocasionado pelo grande crescimento populacional no mundo, é um dos maiores problemas enfrentados na atualidade. O Brasil tornou-se o 3º maior produtor de resíduos sólidos da América Latina, atrelado a uma má eficiência da gestão e atingindo também a todas as regiões do país, isso se tornou um dos maiores entraves da gestão pública, atualmente. Diante disto, este trabalho teve o objetivo de elaborar uma proposta de gestão de resíduos sólidos para o município de Rodolfo Fernandes/RN, contemplando desde as etapas de diagnostico às propostas de ações. Foi realizado um estudo exploratório, baseando-se em pesquisas em órgãos oficiais e em documentos técnicos e visitas e levantamento de dados in loco.  Foi diagnosticado um gerenciamento ainda deficitário dos resíduos sólidos municipais, dispostos em vazadouro a céu aberto, com uma estimativa de geração diária per capita abaixo das médias nacionais e regionais. A composição gravimétrica demonstrou uma maior porcentagem de resíduos orgânicos apesar dos valores estarem consideravelmente inferiores aos números apresentados nacionalmente. Ainda foi constatado que 20,44% dos resíduos são potencialmente recicláveis, apontando para uma situação de introdução de implantação de coleta seletiva. O prognostico apresentou um cenário da necessidade de imediata adoção de mudança na disposição final dos resíduos e de implementação de associação de catadores que possibilitem uma coleta diferenciada, apresentando também ações estratégicas e medidas executivas de gerenciamento dos resíduos sólidos do município, além de práticas que possibilitem a disseminação da responsabilidade compartilhadas entre os atores sociais envolvidos. Por fim, salientou-se a carência de planejamento e estratégias de gerenciamento e gestão dos RSU, tanto na fase operacional, quanto na percepção financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláwsio Rogério Cruz de Sousa, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Pilhas à Combustível de Óxido Sólido, Interconectores de Células à Combustível de Óxido Sólido, Resistência dos Materiais, Compósitos, Materiais Sustentáveis e Resíduos Sólidos. 

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Engenharia Agrícola & Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2006-2010); Especialista em Licenciamento Ambiental em Petróleo e Gás Onshore pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2011-2013); Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2011-2013); Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013-2016). Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Departamento de Engenharias e Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, com ênfase em Engenharia e Manejo de Água e Solo; Geociências; Recursos Hídricos e Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas de Pesquisa e Extensão universitária: Manejo e conservação de água e solo; Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Modelagem ambiental, Mitigação e Controle Ambiental.

Francisco Soares Roque, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Atualmente é aluno do curso Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS). Atualmente é funcionário público da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros - RN. Tem experiência em Engenharia Sanitária. 

Helves Clerverton Guerra Costa, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Atualmente é aluno do curso Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e estagiário da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros. Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos temas: Recursos Hídricos, Percepção Ambiental, Saneamento Ambiental e arborização urbana.

Talita Tássia da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Cursando Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Pós- Graduação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é estagiária da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade compartilhada, isopet, isolamento térmico, saneamento, escassez hídrica e uso de nanotecnologias. 

Samilly Brito Nobre, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Atual), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Atual).

Antonia Patricia Dias Chaves, Universidade Federal Rural do Semiárido

Graduada no curso de Letras com Habilitação em Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), 2014. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística. 

Ricassilly Isac Bruno Rufino Lima, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Gestão Financeira pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2012), pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade Aldeia de Carapicuíba (2014) e, atualmente é graduando em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem experiência na área de Administração pública, educação, dentre outros setores. 

Denise Kauanny de Araújo Rosendo, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente é funcionária pública da Prefeitura Municipal de José da Penha - RN. 

Downloads

Publicado

2020-07-15