Determinação do fator de erosividade da chuva para o distrito de Marudá (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.004.0007

Palavras-chave:

Potencial Erosivo, USLE, Planejamento

Resumo

Em 1965 foi criado o modelo USLE (Universal Soil Loss Equation), que objetiva prever a erosão que ocorrerá em determinada área, servindo como método para auxiliar na tomada de decisão sobre o uso e o manejo do solo. O modelo relaciona seis fatores, entre eles o de erosividade da chuva (R), que tem sido o mais utilizado para análise da erosão hídrica, justamente por colaborar em projetos de dimensionamentos mais eficientes de obras hidráulicas. Assim, objetivou-se estimar o valor do Fator R para Marudá (PA) fazendo com que os dados sirvam como base para os municípios próximos, dado a escassez de informações mais atualizadas. Utilizou-se o período de 1994 a 2019, e se calculou o período de retorno e a probabilidade de ocorrência das chuvas erosivas. A erosividade média mensal das chuvas foi bastante variável, apresentando valores de 11,97 a 391,77 MJ mm ha-1 h-1 mês-1. A erosividade anual variou de 1.169,95 (em 1998) a 2.481,17 MJ mm ha-1 h-1 ano-1 (em 2009). O valor do Fator R para Marudá é de 1.831,92 MJ mm ha-1 h-1 ano-1. O maior valor anual teve um período de retorno estimado em 27 anos com probabilidade de ocorrência de 3,7 %. Todas as informações obtidas no estudo podem ser utilizadas com segurança para localidades próximas e com características climáticas semelhantes, o que estende a possibilidade da utilização da Equação Universal de Perdas de Solo no planejamento tanto da atividade agrícola quanto urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013), mestrado em Engenharia Civil (Área: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) pela UFPA (2016), especialização em Engenharia Geotécnica pela Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP/MG (2020), e atualmente é doutorando do PPGEC/UFPA. Participa do Grupo de Pesquisa em Água, Energia e Sustentabilidade da Amazônia (GAES), com ênfase em pesquisas sobre mudanças climáticas e recursos hídricos. Possui também experiência em docência, colaborando em Hidráulica Aplicada, Hidráulica II e Recursos Hídricos durante o seu estágio docência pelo doutorado. Como profissional, participou de diversas empresas responsáveis por elaborar e fiscalizar importantes projetos de saneamento por todo o Estado do Pará e, atualmente, atua como consultor e projetista na área de saneamento e meio ambiente.

Matheus Melo de Souza, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Ferroviária e Logística pela Universidade Federal do Pará (2018). Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa do Pará (FADESP) em 2015 para auxiliar nos pedidos de aquisição de materiais pelo projeto de implantação do Laboratório de Materiais Ferroviários (AMAZONFERR). Foi monitor de Informática Aplicada à Engenharia e Desenho Técnico no período de (2015/2016) pela Pró Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), atuando com MATLAB, Mathcad e AutoCAD. Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia Naval (PPGENAV/UFPA) na área de Transporte Aquaviário e pesquisador no Laboratório de Análise Numérica e Otimização (LANO) e membro fundador da Associação Brasileira da Área de Engenharia de Transportes (ABRAET), atuando no comitê de representação profissional. Tem experiência em processos de otimização, com ênfase em Programação Linear e Lógica Fuzzy.

Carolina Costa Ramos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia Naval (PPGENAV/UFPA) na área de Transporte Aquaviário. Tem experiência na Área de Oceanografia e Engenharia Naval, com ênfase em morfodinâmica costeira, modelagem hidrodinâmica e Infraestrutura hidroviária.

Mayke Feitosa Progênio, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Ambiental-UEPA (2016), Mestrado em Engenharia Civil- UFPA (2019) com enfase na área de saneamento e recursos hídricos e atualmente é doutorando do PPGEC/UFPA. Pesquisador do Grupo de Estudo em Energia e Processos na Amazônia (GEEPAM) e participante do Grupo de Pesquisa em Água, Energia e Sustentabilidade da Amazônia (GAES), com ênfase de pesquisas em energias alternativas e sustentabilidade ambiental de obras hídricas. Atualmente trabalha na Secretaria de estado e Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS/PA) como Técnico em Gestão de Meio Ambiente aonde atua como analista de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) na Gerência de Planejamento Ambiental Rural (GEPLAM). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental com ênfase em energias renováveis, geoprocessamento, processos estocásticos e simulação de processos físicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Barragem de maré, simulação de maré via interpolação cúbica hemirtiana, modelagem de precipitação pluviométrica e na estimativa de potencial ambiental para instalação de usinas hidroenergéticas (PCHs e Usinas maremotrizes).

Karla Karoline Leite do Rosário, Universidade Federal do Pará

Engenheira Ambiental formada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). 
Atuou como Jovem Aprendiz na empresa de Mineração HYDRO S/A. 
Atuou como como Técnica Ambiental no Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental (IAGUA). 
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC-UFPA). 
Pós Graduanda em Georreferenciamento, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (ESTÁCIO DE SÁ). 
Atua como fiscal ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS/PA)

Gabrielle Souto da Rocha, Universidade Federal do Pará

Engenheira Sanitarista e Ambiental graduada pela Universidade Federal do Pará (2014). Engenheira de Segurança do Trabalho pós-graduada pela Faculdade Ideal - FACI DEVRY (2015). Mestra em Engenharia Civil - PPGEC, inserida na linha de pesquisa em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela Universidade Federal do Pará (2018). Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (2019). Atuação em empresas de consultoria ambiental, órgão ambiental estadual e indústrias de grande porte. Possui experiência na área de licenciamento e monitoramento ambiental, gestão de recursos hídricos, tratamento de água e efluentes, gestão de resíduos sólidos, Sistema de Gestão Integrado com ênfase em ISO 14.001/2015 e educação ambiental.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Engenharia de Recursos Hídricos