Critérios de conservação regional da zebra das planícies (equus quagga crawshayi) na Reserva Especial do Niassa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.004.0002

Palavras-chave:

Armadilhas fotográficas, Área de Ocupação, Extensão de Ocorrência

Resumo

Nos últimos anos a Reserva Especial do Niassa (REN) enfrenta grandes ameaças relacionadas com a conservação da sua biodiversidade, tais como os incêndios florestais, exploração mineira ilegal, pesca comercial, envenenamento de animais, conflitos homem-fauna bravios e a perda de habitat. O objectivo deste estudo foi de avaliar os critérios para conservação regional da Zebra das planícies da subespécie Equus quagga crawshayi na Reserva Especial do Niassa, que está localizada a 36o25’E de longitude, ocupando uma área de 42.000 Km2 em 1/3 da Província do Niassa e dois distritos de Cabo Delgado. A coleta de dados foi efectuada com o auxílio das metodologias de identificação da fauna com carros, procura dos representantes persistentes e estáticos e a metodologia de armadilhas fotográficas na qual foi recentemente introduzida naquela região. Na análise de dados foi empregue Software computacional de criação de planilhas eletrónicas Microsoft Office Excel 2010 e o programa da ESRI, denominado ArcGIS na sua versão 10.3. A Zebra foi encontrada em 5 das 6 classes de vegetação existentes na REN em busca da vegetação herbácea, água e percorrendo corredores junto com as outras espécies. Os valores da extensão de ocorrência (EOO) (que constitui cerca de 48,96% da área total) e da área de ocupação (AOO) (cerca de 4,62% quando comparada com a área da REN) encontrados neste estudo indicam que a população da Zebra enfrenta uma fragmentação severa na sua área de ocupação porque apresenta maior parte dos grupos de indivíduos isolados uns dos outros na sua extensão de ocorrência, mas também por necessitar de condições muito específicas de habitat e por consequente apresentar seus indivíduos em subpopulações pequenas e relativamente isoladas, aumentando o risco de extinção da espécie.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atanásio Félix, Instituto de Investigação Agrária de Moçambique

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Lúrio(2018). Atualmente é Investigador do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Remigio Rangel Nhamussua, Universidade Lúrio

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Eduardo Mondlane (2011) e mestrado em Maneio e Conservacao da Biodiversidade pela Universidade Eduardo Mondlane (2015). Atualmente é docente da Universidade Lúrio - Pólo de Nampula . Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal

Merlindo Jacinto Manjate, Universidade Lúrio

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Lúrio (2013). Atualmente é assistente estagiário da Universidade Lúrio. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza.

Arlindo de Fátima Justino Manuel, Universidade Lúrio

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Lúrio - Pólo de Nampula(2017). Atualmente é Correspondente do CELN da Universidade Lúrio - Pólo de Nampula. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade