Identificação de impactos ambientais provocados pelo lançamento de resíduos sólidos e líquidos no Rio Itapecuru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.002.0006

Palavras-chave:

Rio Itapecuru, Impactos Ambientais, Educação ambiental

Resumo

Neste estudo, analisou-se a problemática ambiental identificando os principais impactos ocasionados pelo lixo lançado no rio Itapecuru, o que contribui para o comprometimento da qualidade da água do corpo hídrico em questão. As principais atividades e processos responsáveis pela degradação ambiental do rio estão relacionados com a disposição inadequada do lixo e com o lançamento de dejetos por meio de esgotos não tratados. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, atividades de campo, e registros fotográficos. Os resultados apontaram que na área avaliada o esgoto doméstico oriundo das residências dos moradores, próximos das margens do rio, é jogado diretamente no corpo hídrico sem tratamento prévio, o que pode ocasionar vários problemas, tais como: poluição, desequilíbrio do ecossistema aquático, além do odor desagradável. Observou-se que as intervenções dos setores públicos na situação encontrada são mínimas, a população fica incomodada com poluição tanto visual quanto hídrica, porém não possuem meios para um descarte adequado do lixo e optam por descartá-lo da maneira mais acessível. Além de desconhecerem as leis de proteção ao meio ambiente, os residentes próximos as margens dos rios possuem pouco conhecimento quanto ao saneamento básico e um dos principais motivos para degradação está associado à ocupação e ao uso do solo urbano pelo homem. Sendo assim, conclui-se que nas proximidades do rio Itapecuru existem impactos ambientais causados pela ação do homem e são vários fatores que colaboram com a degradação do meio aquático, incluindo o lançamento de lixo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina da Silva Pereira, Instituto Federal do Maranhão

Tem experiência na área de Agronomia com enfase em Agronomia

Mayara Oliveira Sousa Rodrigues, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2009), especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED (2011) e mestrado em Biologia Microbiana pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Coordenadora dos Cursos Superiores do IFMA. Possui experiência em Pesquisa, na área de Microbiologia de Alimentos e Microbiologia Ambiental, com ênfase em cianobactérias, bem como na área de Meio Ambiente, com ênfase na pesquisa sobre impactos ambientais. 

Cindhi Lorrane dos Santos Barros, Instituto Federal do Maranhão

Possui ensino-medio-segundo-graupela Frei Mguel de Bulhoes(2013). Tem experiência na área de Agronomia. 

Bruna Lays Nascimento de Almeida, Instituto Federal do Maranhão

Estudante do curso de licenciatura em ciências agrárias, no ifma campus Codó. Pesquisadora na área da educação de jovens e adultos.

Maria Lays Sousa de Andrade Diogo, Instituto Federal do Maranhão

Possui ensino-medio-segundo-graupelo centro de ensino colares moreira(2014).

Downloads

Publicado

2020-04-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente